sexta-feira, 19 de junho de 2009

BRASILEIROS CANTAM DANIEL BACELAR


Uma banda brasileira de nome Autoramas gravou um EP, "Brasil na CEE", onde incluiu uma versão de "Se Eu Enlouquecer", de Daniel Bacelar.

As restantes canções são "Portugal na CEE" (GNR), "Robot" (Salada de Frutas), "Grândola Vila Morena" (José Afonso) e "Couldn't Care At All" (D30).

A banda é formada por Gabriel Thomaz (voz e guitarra), Bacalhau (voz e bateria) e Flávia Couri (voz e baixo).

13 comentários:

Anónimo disse...

E se o Velho comentasse?

Francisco

Zé Pedro disse...

Disco muito interessante. A versão do Daniel bacelar está bem melhor que o original que é realmente muito fraquinho. Mas os tempos eram outros.

daniel bacelar disse...

Meus queridos amigos
O VELHO VAI MANIFESTAR-SE!!!
Hoje á tarde quando cheguei a casa,vi realmente com enorme espanto que mão amiga me tinha enviado um e-mail com esta novidade.
Claro que me ri,e disse para os meus botôes:
Estes "sacanoides" resolveram gozar á minha custa e inventaram esta historia.
Fui confirmar,e caí das nuvens por duas razões:
Primeiro esta canção que eu escrevi para o último E.P. que gravei com os GENTLEMEN para a Valentim de Carvalho tem á vontade quarenta e tal anos,pois eu teria nessa altura cerca de 21 anos,hoje tenho 66 Primaveras.
Portanto para mim é uma incógnita como é que esta rapaziada brasileira foi descobrir esta música.
Há cerca de um ano o grupo português "Capitão Fantasma"gravou uma versão desta canção,e confesso que fiquei sensibilizado,com a ideia e a simpatia.
A segunda razão,é que como todos sabemos,o nosso meio musical é tão pobre sobre todos os aspectos que é praticamente impossivel conseguirmo-nos impôr lá fora.
Que num gesto de simpatia por estas praias tenham gravado versões do BOOM do Rock Português dos anos 80,como consta no disco,não me admira,agora terem pegado numa música do período Jurássico do Rock português como foi o meu caso é que eu acho muitissimo curioso.e logo esta canção á qual como disse antes o "Capitão Fantasma " já tinha deitado a mão há cerca de um ano.
Moral da historia!!!
Mentiria se disssesse que não fiquei "babado" com a novidade,pois como podem compreender alguém lembrar-se em terras de Santa Cruz quarenta e tal anos depois cá do velhote,é uma certa emoção.
Um grande abraço ao nosso Luis,o qual pelos vistos está "sempre sobre o acontecimento" e publicou logo a noticia com fotografia dos nossos amigos brazucas e tudo!!!
Não sei onde é que ele vai descobrir estas coisas.
Um abraço a todos e muito obrigado pelo vosso interesse!!!!

Anónimo disse...

Ele há cada um!
O ilustre comentador que alega que o original é fraco, deve ser alguém que ainda deixou as fraldas há muito pouco tempo!
Não sabe avaliar as diferenças técnicas de antanho e as actuais, até a evolução musical e, ainda os interpretes brasileiros, dos melhores executantes a nível mundial.
Que grande avaria, estar melhor que o original!...
Não conheço a música, mas deve ter conteúdo senão não lhe tinham pegado, tem certamente melodia com interesse, e os brasileiros como Reis da harmonia devem ter-lhe acrescentado acordes e ritmo que alteram o tema para melhor. Tenham em vista o disco BOSSA NOSSA, de uma ilustre desconhecida que pegou em temas portugueses diversos, e estão completamente diferentes, para mim melhor, embora respeitando o gosto alheio.

daniel bacelar disse...

Caro Anónimo
Segundo julgo interpretar a msg do nosso amigo Zé Pedro,ele diz que a minha versão (o original,portanto)apesar de gravada há á cerca de 40 anos,está melhor que esta dos nossos amigos brasileiros.
Claro que tudo é discutivel,e se quizer comparar basta dar-me o seu e-mail e terei todo o prazer em enviar-lhe a minha versão.
Por acaso de tudo o que gravei naqueles tempos,este E.P. onde está esta canção,não saiu nada mal,não só porque os GENTLEMEN estavam a atravessar uma bôa fase,mas os novos estúdios da Valentim de Carvalho em Paço de Arcos tinham acabado de ser inaugurados ,portanto com optimas condições técnicas.
Qual é a melhor versão???
Acho que isso pouco interessa,o que interessa realmente,é que houve alguém no Brasil que mostrou interesse por NÓS,(PORTUGUESES)o que diga-se de passagem nunca aconteceu por cá....mas isso é outra historia
A HISTORIA DA NOSSA DESGRAÇA,pois isto aplica-se a tudo nesta terra.
Isto é uma bofeta com luva de plica que os brasileiros diplomáticamente nos dão,e sinceramente acho que muitas mais nos deviam dar de onde quer que viessem SÓ NOS FARIAM BEM!!!

dnt disse...

1-lá em cima deve faltar qualquer coisa: A versão do (tema do) Daniel bacelar está bem melhor que o original que é realmente...

2-A banda diz que descobriu a canção numa daquelas compilações Portugal Nuggets.

3-Os Titãs tem uma versão do "Circo de Feras" e tivemos duas bandas no tributo a Rui Veloso. Couple Coffee;

4-Em Portugal também temos algumas: Deste & Siga e GNR tem versões de "Quero Que Tudo Vá..." do Roberto Carlos; Delfins de Paralamas; Polo Norte de "Como Uma Onda" de Lulu Santos; os Clã tem 2 ou 3 versões de temas brasileiros.

5-Não há mais porque: a maior parte das bandas andou mais pelo inglês, preferem gravar canções sofriveís a fazer versões (de temas portugueses ou outros).

6-Mais genérico, ainda há poucos anos sairam, quase ao mesmo tempo, discos de Maria João, Maria de Medeiros e Teresa Salgueiro com muito repertório brasileiro. Outros: Carinhoso, JP Simoes, Sérgio Godinho,...

gin-tonic disse...

A Eugénia Melo e Castro tem um dueto com o Ney Matogrosso que Mr. Mouse colocou na sua interesantissima "Songs About The Moon"

dnt disse...

Não me lembrei da EMC nem dos duetos.

Rodrigo Leão, António Chainho, Clã, Pedro Jóia, Maria João, Cool Hipnoise,...

há várias versões de Zeca, Madredeus e mais versões de temas de Pedro Abrunhosa, Amália (Formiga Bossa Nova), José Cid

Anónimo disse...

Daniel, se leres bem com atenção eu não me enganei; - está escrito que a versão do Daniel Bacelar, (e Bacelar com letra pequena???), está bem melhor que o original que é realmente muito fraquinho!...
Não há duas interpretações!
Eu há muito que conheço o teu valor, não estou a ver qual é a música, mas se calhar até já a toquei contigo, nas nossas lides na Venda Seca, ou na actuação no Olga Cadaval.
Grande abraço!

DANIEL BACELAR disse...

Caro Anónimo
Com certeza não és o "Anónimo" chato que anda para aí a chamar nomes ás pessoas.
Muito obrigado pelas tuas palavras,de qualquer maneira dêvo confessar como já fiz antes.que fiquei absolutamente "apardalado" por estes amigos brasileiros terem ido descobrir uma música de um ilustre desconhecido (gravei discos há cerca de 40 anos)que diga-se de passagem é uma bôa "chachada" (fruto da época)e terem feito uma versão.
Se tivessem pegado em músicas da Celly Campello do irmão Tony ou do Erasmo,esses sim Jurássicos brasileiros daquela época,era perfeitamente normal
Agora eu??????Não lembra ao Diabo!!!
Fizes que me conheces da Venda Seca e do Olga Cadaval???
Mas isso é girissimo!!!!
Quem és tu???
Confesso que estou intrigado!!!!
Seria pedir-te muito que me contactasses para:
DBACELAR@GMAIL.COM
Sabes que os almocinhos organizados pelo Luis Titá dono e senhor deste Blog são exactamente para a malta se reunir e lembrar velhos tempos????

filhote disse...

A Venda Seca, também eu a conheço bem...

Anónimo disse...

Daniel vou-te enviar um email, até para ficares com o meu endereço.
"Filhote", não hás-de tu conhecer a Venda Seca??!!!!
Ainda tocámos umas músicas giras lá!
Contigo, o teu pai, o Daniel, Zé Pino, o Jaime, e eu!!!!!!
Já viram quem sou?
Um abraço

DANIEL BACELAR disse...

Meu Querido Cainhas
Já recebi o teu e-mail e já te respondi
Gostaria de deixar aqui expressa a enorme saudade pela camaradagem e amizade de todos os intervenientes na AA60 (ASSOCIAÇÃO ANOS 60)e o bom tempo que passámos juntos nos espectáculos realizados,sem rivalidades e com o único intuito de passar momentos agradáveis junto dos nossos velhos fans relembrando a nossa juventude e os novos fans que esgotaram os nossos espectáculos trazendo sangue novo.
A todos muito obrigado!!!!
Lembras-te Cainhas????
Pareciamos putos de 17 anos novamente!!!!