sexta-feira, 29 de maio de 2009

OS BASTIDORES DAS CANÇÕES


"The Beatles - The Stories Behind The Songs", Steve Turner, Carlton Books, 2009, dois volumes.

A dica foi de Queirosiano.

Esta é a edição popular de "A Hard Day's Write - The Stories Behind Every Beatles' Songs", publicado por Steve Turner em 1994.

Apreciei a (correcta) citação de Portugal na composição de "Yesterday".

13 comentários:

Teresa disse...

E que grande dica! :)
Fui daqui directamente para a Amazon encomendar, voltei só para contar! :)

Muleta disse...

comprei o a hard day's write na fnac do colombo, mas foi há uns bons tempos....

Jack Kerouac disse...

Como já disse anteriormene, també tenho o "Hard Days Write", comprado em Londres há uns bons 13 ou 14 anos´, é muito completo e de boa qualidade.

Anónimo disse...

Jamais conseguirei perceber como poderão existir histórias por detrás das canções dos Beatles, tamanho é o conteudo oco das suas canções, nomeadamente nos primeiros anos.

Teresa disse...

Pois eu, caro anónimo, avento uma possível explicação para essa sua perplexidade:

Talvez porque seja um bocado estúpido, hmmm?

João Pedro disse...

Pois, eu partilho em parte da opinião do anónimo e não me considero estúpido. Também não consigo gostar de Beatles, apesar de tudo o que deles se diz. Quem nos anos 60 escutava o que se passava na América e escutava o que se passava com os Beatles, depressa perceberá o porque do conteudo das primeiras canções dos Beatles ser simplesmente OCO. Concordo, plenamente.

Jack Kerouac disse...

Mesmo que se considere que as letras das músicas, dos Beatles ou de quaisquer outros, não terão um conteúdo muito elaboraso. Não impediria de forma alguma que tivessem uma história por trás, as histórias de que se fala neste livro, e noutros semelhantes, não são as que constam das letras, mas sim as circunstâncias em que foram escritas.

Jack Kerouac disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
filhote disse...

Mesmo assim, caríssimos, o que dizer de "In My Life", "Yesterday", "Help", ou "Eleanor Rigby", canções escritas por jovens de vinte e poucos anos. Só para citar alguns exemplos...

E "When I'm Sixty Four"? Escrita por Paul aos 14 anos...

De qualquer forma, anónimos e afins, uma canção não se reduz às palavras. Pelo contrário. Antes de tudo, falamos de música!!!

Abraço a todos!

João Pedro disse...

Sim, é evidente que cada canção tem uma historia por detrás, mesmo que a referida letra não seja a mais contundente. O que quis salientar foi que o "movimento" dos Beatles foi manifestamente antagónico ao movimento que simultaneamente se estava a criar nos USA. Quem ouve os primeiros singles dos beatles e os compara com outros singles dos grandes artistas americanos da altura, perceberá bem a diferença de mentalidades e de atitudes.
Um abraço sentido.

Jack Kerouac disse...

Isso é muito vago, mas é obvio que o movimento Inglês, liderado pelos Beatles, era diferente do que existia na altura nos USA. E por alguma razão se chamou "British Invasion", nos USA, e por alguma razão os grandes artistas americanos quase varridos dos TOPs, até que aderiram ou se adaptaram ao fenómeno Inglês. Mas foram claramente os Ingleses que marcaram o ritmo dos 60s. Embora eles próprios também tenham sofrido influências, e nota-se na transformação do tipo de letras, de músicos como Bob Dylan por exemplo.

João Pedro disse...

É verdade, e esse é o grande mérito dos Beatles: conseguiram tornar a musica mais universal, ultrapassando fronteiras e continentes. Isso reconheço. Mas quando falamos dras grandes referencias americanas, entre eles, Dylan, Velvet Underground, The Doors e outros tantos, o que dizer então do papel dos Beatles e da sua sonoridade comparada com estas sonoridades e lirismo( nomeadamente lirismo de Dylan e o som sempre fresco dos The Doors, por exemplo ) ?

Jack Kerouac disse...

Teremos que dizer que cada um dos referidos teve um papel importantíssmo na hiastória da música. Não é justo para os Beatles comparar Doors com a fase inicial. No auge dos Doors, os Beatles gravavam coisas como "Sgt Peppers" ou "The Beatles(album branco)". As letras de Dylan, ou de outros da folk, são outra coisa, e são anteriores aos 60s, com origem em Pete Seeger ou Guthrie por exemplo, em que a música era apenas um veículo para transportar mensagens.