sexta-feira, 29 de maio de 2009

O VERDADEIRO, O DA BAYER


ROLLING STONES RECORDS - COC 59100 - edição britânica (1971)

Lado A

Brown Sugar - Sway - Wild Horses - Can't You Hear Me Knocking - You Gotta Move

Lado B

Bitch - I Got The Blues - Sister Morphine - Dead Flowers - Moonlight Mile

É a primeira edição da nóvel Rolling Stones Records. É o primeiro álbum de Mick Taylor como membro efectivo dos Stones. "Sister Morphine" não tem ainda a co-autoria de Marianne Faithfull. É a primeira vez que aparece o logotipo da língua, da autoria de John Pasche.

A autoria da capa - Andy Warhol - está escondida no interior. Uma segunda edição deste álbum coloca o fecho éclair um pouco mais abaixo, na sequência de reclamações de que danificava o vinil.

O modelo da capa é Joe Dallesandro e não Mick Jagger, como é usual pensar-se. Aliás, Jagger nem sequer foi fotografado por Billy Name.

A edição espanhola é completamente diferente. Em vez do fecho éclair, apresenta uma lata com dedos e inclui "Let It Rock" em vez de "Sister Morphine".

Entre outros, o álbum tem as participações de Ian Stewart, Bobby Keyes, Nicky Hopkins ("Sway"), Jim Dickinson ("Wild Horses"), Billy Preston ("Can't You Hear Me Knocking", "I Got The Blues"), Ry Cooder ("Sister Morphine") e Jack Nitzsche ("Sister Morphine").

A produção é de Jimmy Miller, mas na régie também estava o grande Glyn Johns!

Cortesia de João Pinheiro de Almeida

5 comentários:

filhote disse...

Belo texto de apresentação, Ié-Ié. Um digno cartão de visita.

Apenas uma ressalva:

Mick Taylor foi membro efectivo da banda logo a partir do momento em que entrou (ao contrário de Ron Wood). Ou seja, chega a gravar duas faixas de "Let It Bleed", e é, obviamente, um dos guitarristas no transcendente álbum ao vivo "Get Yer Ya-Ya's Out".

Sendo assim, "Sticky Fingers" não é o primeiro LP com Mick Taylor como membro efectivo. Todavia, podemos escrever: é o primeiro LP de estúdio com Mick Taylor a "full time" e a "full power"... ehehehe...

De resto, grande disco. E uma das melhores capas da História do Rock'n'Roll.

Canções fundamentais do disco? Para mim, "Wild Horses", "Dead Flowers" e "Can´t You Hear me Knocking"...

filhote disse...

Ah!

E para quem não saiba, Joe Dallesandro, modelo desta capa, é o Little Joe descrito na canção "Walk on the Wild Side", de Lou Reed...

ié-ié disse...

São também as minhas 3 canções fundamentais, sobretudo "wild horses", "dead flowers" e "can't you hear me knockin'" - ah! ah! ah!

LT

josé disse...

E com isto puseram-me a escutar novamente esse disco, bem como o Exile e o Black & BLue ( com uma capa extraordinária nas fotos em close up, de Hiro).

Tudo nas versões em cd, "Collector+s edition-digitally remastered original album packaging".

Vocês dizem que estas novas remasterizações são as mesmas desses cd`s?

josé disse...

Além disso, este disco dos Stones de 1971, foi o que me levou a descobrir a música deles, com Brown Sugar, ouvido vezes sem conta,numa juke-box de café, enquanto jogava bilhar, com dois amigos no caminho das aulas, entre as 8 e 20 e as 9 menos 5m, no final de 1971-72.

Bem gostava de me lembrar das outras músicas que aí ouvi.Por exemplo In the Summertime, dos Mungo Jerry.

O ano passado, numa cidade por aí da Europa, vimos uma juke box num bar, idêntica à desses tempos.
Adivinhem que música escolhi...para ouvir e dar a ouvir.