terça-feira, 31 de março de 2009

EDMUNDO FALÉ


NM - 05/17/102 - edição portuguesa (1987)

Words (Ronnie Scott) - São Palavras (Edmundo Falé/Ronnie Scott)

Co-fundador dos Ekos, um dos mais expressivos e mal-tratados conjuntos yé-yé portugueses, Edmundo Falé não chegou nunca, porém, a gravar qualquer disco com os seus companheiros, tendo sido substituído por José Luís, o "Cliff do Sarrabuco".

A viver em Cascais, passa depois esporadicamente pelo Conjunto Mistério e pelo Sindicato (Jorge Palma, etc), após o que se dedica mais à actividade profissional como desenhador num atelier.

Mas a música foi mais forte e em 1965 inicia uma carreira a solo, coroada de êxito moderado logo no ano seguinte com a edição do primeiro disco "Eu... Eu Chamei" (TECLA - TE 1004 - 1966), onde é acompanhado pela Orquestra de Jorge Costa Pinto.

A sua profissão de desenhador leva-o no início da década de 70 ao Hotel Viking, em Armação de Pera, então em construção. Logo que concluído o hotel, o padrinho de casamento de Daniel e Fernanda Bacelar, fixa-se no Algarve, permanecendo como disc-jockey no Hotel.

Em 1972, acompanhado pelo Quarteto 1111, edita o seu maior sucesso, "Big Brother Joe" (DECCA - SPN 137 - 1972), que tem também a participação de José Cid na composição, bem como no lado B, "Primeiro Gesto".

E o resto é história...

Numa entrevista recente na Televisão, Edmundo Falé disse que "Words", deste disco, é da autoria de Ronnie Scott.

6 comentários:

prt disse...

NM - 05/17/102 - edição portuguesa (1987)

Words - São Palavras


Qual é a editora? NM?

O tema do lado B é a versão em português da do lado A?

É um inédito ou uma versão do FR David (Fitoussi)

Fantomas disse...

Existe uma capa da editora ESTUDIO que deve ter sido desenhada por ele. Pelo menos está lá o seu nome.

daniel bacelar disse...

caro PRT
A editora do single WORDS/SÃO PALAVRAS do Edmundo Falé chamava-se NAMOUCHE distribuida pela EDISOM.
Para mim,o EDMUNDO é a nossa melhor voz de todos os tempos (por isso é que o grande público nunca mais ouviu falar dele....o costume!!)
O Luis,proprietário deste BLOG,que é um autêntico "badalo",claro que tinha de ao descrever o "curriculun" do artista,vir revelar a historia que ele é o meu padrinho de casamento ,quando não é totalmente verdade.
Na realidade,foi por causa do seu single "Noites de Verão"(um espanto!!!)que tive a sorte de conhecer a minha mulher,já lá vão 28 anos.
Por isso,na brincadeira o trato por padrinho!!!!
Ainda outro dia veio a Lisboa (ele tem a ua vida baseada no Algarve)estêve cá em casa e nos fartámos de rir com essa historia.
É triste o nosso meio musical dar-se ao luxo de ignorar valores como o Edmundo que apesar de passarem os anos SE ENCONTRA EM GRANDE FORMA!!!
Enfim,é tal coisa....é o país que temos!!!

ié-ié disse...

Ó douto Bacelar, vê lá bem que padrinho está em itálico e tem link para a história correcta! Precisas de óculos? Tenho uns prá troca... eheheh.

LT

Jabberwocky disse...

São várias capas da Estúdio, Fantomas. Grande voz, sem dúvida! Alguém conhece um LP dele?

madeiraviewstours disse...

Quando comecei a minha vida de locutor em 1986 encontrei o single na discoteca mas com o passar dos anos, mudei de ares e nunca mais ouvi essa canção. Alguém poderá enviar-me uma cópia por e-mail, de ambas as versões, em mp3? Eis o endereço: praca.central@gmail.com
Eternamente grato