quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

SALDANHA, HÁ 40 ANOS


Há 40 anos, a 01 de Junho, foi aberta ao trânsito a ligação da Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, com as avenidas da República e Fontes Pereira de Melo.

Mais coisa, menos coisa, é o traçado que permanece hoje em dia.

Legendava então o "Diário Popular":

Com o troço agora aberto ficará extremamente facilitada a circulação de automóveis nas duas avenidas, que são das artérias mais concorridas de Lisboa nas chamadas horas de ponta. Estão de parabéns os automobilistas da capital.

6 comentários:

Rato disse...

Isso significa que até então as duas Avenidas não tinham continuidade? Tem graça, mas não me lembro nada disso. Então quem vinha do Marquês de Pombal, por exemplo, seguia por onde para chegar a Entrecampos?

ié-ié disse...

O que o "Diário Popular" terá querido dizer com o "troço agora aberto" é que antes... estava em obras!

Se bem me lembro, o Saldanha era uma praça, exactamente como o Marquês.

Passava lá diariamente no 31 (Pontinha?) ou 32 (Hospital St Maria) a caminho da Faculdade. Autocarros de dois andares. E lembro-me que a av. da República era tão abaulada que íamos de lado...

LT

Karocha disse...

Não me lembro nada dessas obras,talvez por só ter 11 anos,não tenha ligado!
Mas é giro ver as fotos da época.

Obrigada LT

ié-ié disse...

Sorry, o 31 ia pró Pote D'Água (que já nem sei o que é...).

LT

Anónimo disse...

LT, chamava-se Pote D'Água à zona da Avenida do Brasil. Ainda existe lá a Travessa de Pote de Água, que é uma transversal àquela avenida, e pertence à freguesia de S. João de Brito.

ié-ié disse...

Obrigado pela informação, caro Anónimo. Julguei que fosse para os lados do Hospital, já que o 31 subia a Alameda da Universidade e parava mesmo em frente à Faculdade.

Já agora, como morava na esquina da Rodrigo da Fonseca com a Joaquim António de Aguiar, apanhava o 31 logo ao início da Fontes Pereira de Melo (vi nascer o prédio Harmónio...)

LT