domingo, 18 de janeiro de 2009

ADRIEN RANSY


Esta é uma fotografia de 1969 de Adrien Ransy, baterista do Quinteto Académico.

De nacionalidade belga, Adrien Ransy, 70 anos, chegou a Portugal no dia 07 de Junho de 1966 para cumprir um contrato de 15 dias no Louisiana, clube de jazz de Luís Vilas-Boas em Cascais e ainda hoje permanece em Portugal.

"Vindo directamente de Bruxelas, ia pela Marginal, a caminho de Cascais, cheio de sobretudos, gorros, camisolas, num dia de Sol lindo, olhei para a esquerda, para a água esverdeada, e pensei: isto não existe, é cinema! Olha, 40 anos depois, ainda cá estou!", lemabra Adrien, ainda com sotaque carregado.

"Os estúdios da Valentim eram fantásticos. Nunca tinha visto uma mesa de 16 pistas. Aquilo era mesmo formidável! Fiquei muito bem impressionado e eu tinha vindo da Bélgica! Mas não fomos muito bem aconselhados ou apoiados. Eu, por exemplo, tive sérias dificuldades em gravar a minha bateria. Não só os microfones não eram os mais adequados, como apenas me disponibilizaram um!", lamenta.

Apesar das amarguras, Adrien diz que não esquece tão cedo do solo de piano de Mike Carr em "Judy In Disguise".

Adien Ransy morreu no dia 20 de Novembro de 2018, com 80 anos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pessoa daquelas que vale a pena conhecer, tive esse privilégio, embora me considere alguém que ele conhece por fazer parte do grupo dos seus amigos.
Trata-se de uma pessoa simples!

Apesar de já só tocar para os amigos, vê-se que é senhor de uma técnica superior, um grande músico que quase pede desculpa por ter essa condição.
Sobretudo e o mais importante é um SENHOR, e, um ser humano de nível superior.
Adrien bem vindo ao bloog, e para ti um grande abraço do teu amigo dos DIAMANTES NEGROS
Caínhas

josé disse...

Tenho pena de estas coisas do final dos anos sessenta, me terem passado ao lado, completamente.

Assim, sprecio ainda mais estas memórias.
São memórias que invento para mim mesmo, de coisas que não vivi, mas pressinto,cerzidas ainda de outras mais serôdias que fui acalentando.

São como sensações literárias, acrescentadas com a experiência ainda ligeira dessa vivência do tempo.

daniel bacelar disse...

Meu Caro Adrian
Se por acaso alguém te disser para vires a este Blog,aceita desde já um grande abraço e uma enorme saudade dos tempos que passámos juntos (há uns anos) na Associação Anos 60 e nos seus festivais revivalistas.
Fõram tempos de verdadeira camaradagem e amizade que não se esquecem!!
Um beijinho á tua mulher!!!

angelo disse...

Adrien em português significa:
Grande Homem
Excelente Músico

Aprendi muito contigo.
Um abraço.