quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

CASA GOUVEIA MACHADO


Tenho as mais gratas recordações do Gouveia Machado, da irmã e dos seus colaboradores, alguns dos quais mais tarde fundaram a Diapasão.

Sem o seu Filantropismo, Entusiasmo e Vontade de ajudar os músicos a afirmarem-se, nunca teriam existido tantos grupos musicais nos anos 60 em Portugal.

Representava as melhores marcas de instrumentos que existiam na altura e o ambiente que conseguia criar era sempre entusiamante e encorajador.

Aqui lhe presto a minha homenagem.

Luís Pinto de Freitas (Claves, Rockefellas)

PS - A imagem reproduz uma parte da reportagem da revista "L'Eco Della Musica", do fabricante das guitarras EKO, sobre a exposição da EKO (Casa Gouveia Machado) na FIL, em 1963. Luís Pinto de Freitas e o Thilo's Combo foram alguns dos músicos que fizeram a demonstração da guitarra.

1 comentário:

daniel bacelar disse...

Olá Luis
Interessante documento!!
Lembro-me perfeitamente desta exposição na FIL.
Ainda conservo a minha EKO com 12 cordas (agora só tem 11)fechada na caixa há cerca de 30 anos.
Foi comprada claro na casa Gouveia Machado em prestações suaves (o dinheiro não abundava!!)e á falta da beleza de uma Gibson (um sonho impossivel)servia muito bem.
As guitarras EKO eram extraordináriamente populares naquela altura,e fôram adoptadas por quase todos os "conjuntos" da altura pois uma Fender era praticamente um sonho impossivel.
Não se esqueçam,que naquela altura o meio artistico português era praticamente inexistente eramos todos uma "cambada de muidos têsos" mas cheios de vontade,mas isso não chegava para pagar as contas,pois praticamente contratos não havia.
Foi aí que o SR.GOUVEIA MACHADO surgiu como nosso anjo da guarda incentivando aquela rapaziada cheia de vontade de fazer coisas.
É algo DIFICIL DE ESQUECER!!!!