quinta-feira, 30 de outubro de 2008

WALTER CARLOS


CBS - S 73059 - 1972

Timesteps - March From A Clockwork Orange - Title Music From A Clockwork Orange - La Gazza Ladra - Theme From A Clockwork Orange - Ninth Symphony: Second Movement - William Tell Overture - Country Lane

13 comentários:

JC disse...

Um dia destes, e antes que o JPP se lembre do mesmo lá no "Vírus" do RCP, vou dedicar um rubrica no "Gato Maltês" à música dos filmes de Kubrick.

gin-tonic disse...

Excelente ideia, caro JC, estarei atento.
O que Mr. "Ié-Ié" nos dá a ver não é a capa da Banda Original de "Clockwork Orange".
Recordo-me da discussão que este trabalho de Walter Carlos provocou quando o filme foi exibido. Passados tantos anos ainda não consigo ter uma opinião clara sobre isso. Necessàriamente problema meu mas nunca tive grande simpatia pela ideia.

JC disse...

Qual o porquê da discussão, GinTonic? Eu acho vi o filme pela 1ª vez para aí em Bruxelas ou Amsterdão, não sei bem, já que por cá ou estava proibido ou tinha largos minutos a menos. Isso hoje faz-nos sorrir...

Já agora, por falar em filmes c/ largos minutos a menos. Alguém se lembra do Faraó, do Jerzy Kawalerowicz, que quando passou em Portugal pela 1ª vez (para aí em 1969 ou 70) tinha uns bons 20', ou talvez mais, a menos? Excelente filme.
Abraço

gin-tonic disse...

O filme, se bem que largamente cortejado pela comissão de censura, também provocou polémica, mas a discussão que eu referia tem apenas a ver com a banda sonora e a utlização de sintetizadores pelo Walter Carlos. Os puristas não gostaram nada da brincadeira e houve curiosa troca de galhardetes. Lamentavelmente, e não sei bem como perdi todos esses recortes.
Muito honestamente não tenho opinião formada sobre isso.

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas o filme só passou em Portugal depois do 25 de Abril. A exibição em Inglaterra foi pouco tempo depois interdita pelo próprio Kubrick. O Rato já contou a história toda no seu blog.
Quanto à música do Walter Carlos, tornou-se rapidamente uma das imagens sonoras de marca do filme.

Anónimo disse...

Acrescento que independentemente de ser ou não "ajustada" ao filme, a música do Walter Carlos teve a vantagem de despertar muito boa gente para a escuta de música clássica.

gin-tonic disse...

Dados os factos apresentados por "cineclubista" estou um tanto ou quanto baralhado. Estava convencido que o filme estreara antes do 25 de Abril porque a cópia que vi estava mutiladada, de algumas cenas não poucas. Aliás só muito rcentemenete vi o filme na integra(?) quando passou no "Canal Hollywood". Não tenho problemas em dar a mão à palmatória quando erro ou me baralho.
Sobre a questão de o Walter Carlos com as asuas versões ter despertado muito boa gente para a música clássica, tenho algumas dúvidas. Mas também estudei muito pouco a questão e não vale a pena estar a mandar palpites sem qualquer sustentação.
Obrigado pela rectificação.

ié-ié disse...

Estou com Gin-Tonic. Também tenho ideia de ter visto a Laranja Mecânica antes do 25 de Abril, com os cortes habituais e que eram facilmente detectáveis. Também não disfarçavam nem sentiam necessidade de tal. E também vi, parcialmente, o filme no Hollywood. Só que já não consegui ver todo. É um filme demasiado datado e tornou-se seca... digo eu!

LT

Rato disse...

Vai uma apostazinha?

JC disse...

Sinto o mesmo em relação a outro Kubrick, "2001 Odisseia no Espaço". Nunca mais o consegui ver na íntegra.

Rato disse...

Até o "Lolita" foi proibido em Portugal, apesar de ter passdo em Moçambique. Outros filmes integralmente proibidos:
- "Último Tango em Paris"
- "Satyricon"
- "Zabriskie Point" (passou em Moçambique)
- "A Grande Farra"
- "Reflexos Num Olho Dourado" (passou em Moçambique)
e isto só para citar meia dúzia contemporâneos da "Laranja", que estreou em Julho em Moçambique e em Dezembro em Portugal (de 1974, é claro)

ié-ié disse...

Isso não é inteiramente verdade, Rato. Lembro-me bem de ter visto "A Grande Farra", pelo menos, no Estúdio do Império.

Haverá alguma publicação com os filmes proibidos como há com os livros, por exemplo?

LT

Rato disse...

Viste, claro, mas depois do 25, mais precisamente em Dezembro de 74, que foi quando ele se estreou. Se não confias no roedor dá uma vista de olhos pelo livro do Lauro António "Cinema e Censura em Portugal, 1926 - 1974" ou vai directamente ao blog dele