terça-feira, 28 de outubro de 2008

LUIZ PIÇARRA


MELODIA 35.014

Noite de Luar - Fiandeira

Luís Raul Janeiro Caeiro Barbosa Piçarra Valderazo y Ribadanayra, que os benfiquistas conhecem bem, nasceu em Moura, no Alentejo, em 1917, neto de castelhano.

Da sua extensíssima biografia, retiro, por exemplo, que se lhe deve o reconhecimento mundial de "Avril Au Portugal", tradução francesa de "Coimbra", de Raul Ferrão.

Diz-se que em meados da década de 50, chegou a ser o cantor europeu com mais discos editados.

Cantou com o jovem Nóbrega e Sousa ao piano antes de enveredar profissionalmente pelo belo canto. Foi discípulo de Tito Schippa. Cantou em exclusivo para o rei Faruk e gravou com Edith Piaf. Gravou 999 canções.

Disse De Gaulle: fui ouvi-lo cantar, para ver se era verdade o que diziam desse petit portugais. Era verdade!

Perdeu a voz em Angola, em 1969, numa emboscada da guerra colonial, quando actuava para as Forças Armadas Portuguesas.

Morreu em 1999, vítima de cancro nas cordas vocais.

É pai de Mário Piçarra.

É uma enorme injustiça que Luiz Piçarra seja sobretudo conhecido por ser o intérprete de "Ser Benfiquista".

18 comentários:

Jack Kerouac disse...

Pelo contrário, entre todas honras que poderia ter tido, ser lembrado e honrado como símbolo do Glorioso, é talvez a honra suprema a que esse Cantor Lírico de superior qualidade poderia, e desejaria, almejar.

p.s.- até aqui se notam as diferenças, uns têm o Luis Piçarra, outros têm ...a Maria José Valério...."avalie você mesmo".

Jack Kerouac disse...

Pelo contrário, entre todas honras que poderia ter tido, ser lembrado e honrado como símbolo do Glorioso, é talvez a honra suprema a que esse Cantor Lírico de superior qualidade poderia, e desejaria, almejar.

p.s.- até aqui se notam as diferenças, uns têm o Luis Piçarra, outros têm ...a Maria José Valério...."avalie você mesmo".

Anónimo disse...

A tua costela anti-benfica leva-te sempre para estes caminhos...

Abc

João Amorim

ié-ié disse...

Os meus amigos benfiquistas vêm fantasmas em todo o lado! Já não bastava os do estádio da Luz!

Que mal tem dizer que é uma enorme injustiça que Luiz Piçarra seja sobretudo conhecido pelo "Ser Benfiquista"?

É o mesmo que dizer que Quim é um grande frangueiro só porque deu um ou outro frango...

LT

Anónimo disse...

Comentário algo infeliz:

"até aqui se notam as diferenças, uns têm o Luis Piçarra, outros têm ...a Maria José Valério...."

Sou Sportinguista e também reconheço que o tema do Luíz Piçarra é incomporavelmente superior ao da MJV, mas o que é que o CU TEM A VER COM AS CALÇAS

Se fosse assim, diga-me já quais são os hinos do Real Madrid, do Barcelona, ...

E não vale falar do "You'll never walk alone" (que julgo foi uma apropriação de um tema já existente)

Por outro lado, acho que o tema dos UHF não é "grande espingarda". Dos tempos modernos prefiro o tema da Juve Leo, apesar de nem sempre serem um exemplo em termos de cidadania

Anónimo disse...

incomparavelmente e não incomporavelmente :)

Anónimo disse...

Quanto ao reconhecimento mundial do "Avril au Portugal" sempre ouvi dizer que tinha sido fomentado por um concerto da Amália e posterior versão em francês da Yvette Giraud.

Índependentemente desse facto, o Luíz Piçarra teve uma carreira internacional bastante bem sucedida e que deve ser motivo de orgulho para todos os portugueses.

Anónimo disse...

Quanto ao reconhecimento mundial do "Avril au Portugal" sempre ouvi dizer que tinha sido fomentado por um concerto da Amália e posterior versão em francês da Yvette Giraud.

Índependentemente desse facto, o Luíz Piçarra teve uma carreira internacional bastante bem sucedida e que deve ser motivo de orgulho para todos os portugueses.

gin-tonic disse...

Em casa do meu pai havia um 78 RPM, um pouco maior do que os 78 normais, não sei o nome técnico, em que o Luiz Piçarra cantava "Granada". O meu pai considerava essa interpretação superior à do Mário Lanza.
Seria mesmo assim ou a afirmação teria a ver com o benfiquismo do meu pai?

Jack Kerouac disse...

O Luiz Piçarra era, á semelhança do clube do qual era adepto, um cantor de nível Internacional, que nunca encontrou rival, neste nosso Portugal ! Claramente superior ao Mario Lanza, a menos que me digas onde é que o Mario Lanza tem hoje em dia 65000 pessoas a cantar uma obra sua em uníssono. Quanto a comparações entre cânticos de claques e canções compostas e cantadas por músicos, enfim, é o mesmo que tentar comparar um Zé Pereira com o Keith Moon. Mas gostos são gostos :)

JC disse...

Essa afirmação só poderia vir mesmo de um sócio da AAC, actualmente filial nº 1 de uma organização mafiosa que agride jogadores e treinadores. Morte aos andrades e a quem os apoiar!O horizonte é vermelho!

JC disse...

Já agora, MC: "You'll Never Walk Alone" é um tema de Rogers & Hammerstein, da opereta "Caroussel"

Anónimo disse...

Não quero criar polémica, mas "música é música"

Afinal de contas não fui eu que comparei Luíz Piçarra com Maria José Valério (da qual não sou grande fâ, apesar de achar graça ao tema "Menina dos Telefones", pois não vou muito à bola com o seu protagonismo "verde").

Mas entre o "SLB, SLB, SLB" e "Só eu sei porque (não) fico em casa", prefiro claramente este último "hino" apesar de ser uma claque e não serem profissionais.

Os Delfins também tem um hino do Sporting que também não é grande espingarda :)

Anónimo disse...

Quanto á comparação entre Keith Moon e um Zé Pereira ambos podem ser músicos competentes independentemente dos estilos.

Temos o exemplo dos "Tocá Rufar" que acabam por ser um bom exemplo dessa tradição

Camilo disse...

O Luís Piçarra foi para Luanda, onde dava aulas de canto, salvo erro para a Emissora Oficial de Angola.
Conheci vários amigos que eram seus alunos. E julgo que era disso que ele vivia.
O "Notícia" publicou (talvez 1972) uma grande reportagem-entrevista, com o título de capa:
"Ascensão e queda de um tenor lusitano".
Desde os primórdios que sempre gostei do Luís Piçarra.
Tenho até uma cassete com os seus principais êxitos.
Estou "do lado" do Luís: é uma lástima este génio da camção nacional ser apenas -e só- recordado pelo facto de ter cantado o "hino" dumas... "papoilas saltitantes" perdidas no tempo das recordaçõs.
Mas... estamos em portugal, não há que admirar...!

Jack Kerouac disse...

Pois, só que o "Slb,slb,slb" é também um cântico de uma claque do Benfica, ao nível da outra, aí compreendo a confusão. Os UHF gravaram foi o "Sou Benfica" e o "Águias de Fogo", que são coisas completamente diferentes.

Quanto ao Luiz Piçarra, penso que o próprio, lá onde está, tem muito orgulho em ser lembrado como o intéprete de uma musica, que não sendo o Hino do Benfica, foi a que perdurou até hoje. A musica foi feita para gerar receitas para a construção do antigo estádio da Luz. O hino do Benfica chama-se "Avante, Avante Pelo Benfica", que foi proíbido pelo antigo regime, e caiu em desuso. Se bem que este do Piçarra acaba por ser mais representativo da Alma Benfiquista, e faz mais jus ao seu passado glorioso que tanta azia provoca.

daniel bacelar disse...

Meus queridos amigos
Sou totalmente agnóstico no que diz respeito a politica ,religiões e futebol,mas temos de concordar que ouvir "SER DO BENFICA" pela fabulosa voz de Luis Piçarra,já ultrapassou há muito a sua ligação ao Benfica e já se tornou num quase hino nacional.
Só um tipo completamente indiferente a tudo é que não sentirá qualquer coisa no seu interior ao ouvir esta interpretação.
Nunca mais me esqueço quando a Feira Popular era nos terrenos da GULBENKIAN (nessa altura os lisboetas tinham onde passar uns momentos agradáveis no Verão por meia dúzia de tostões,até isso nos tiraram!!!)e eu seria um teenager cheio de ilusões,e ouvia nos altifalantes entre várias músicas bastante populares duas que nunca mais me esqueceram.
"Ser benfiquista" por Luis Piçarra e "o meu amôr é pequenino como um grão de arroz" (julgo que este era o titulo)por Maria de Lourdes Resende (vi-a outro dia na apresentação da rádio Sim á Imprensa - ESTÁ ÓPTIMA,exactamente na mesma e não precisou de Botox nem esticadinhas).
Há canções que voam mais alto e ganham estatuto de imortais.
"SER BENFIQUISTA" é uma delas,e malta do Benfica,desculpem-me lá,mas já perderam esta canção a FAVÔR DA IMORTALIDADE!!!e o LUIS também o PIÇARRA claro,pois o outro ainda tem de comer muito pão!!!
Agora vê lá se me censuras esta coisa,Oh Morcão!!!!!!

Anónimo disse...

É a única maneira de acordar esta gente é com futebol...
Que tristeza!
Vou escrever prós Estados Unidos para proibirem esse rapaz de usar o nome de Kerouac, pois este deve estar a dar vinte voltas no túmulo.
O rapaz só disse que o homem era cantor de ópera e não membro de uma claque de futebol!
Bolas!!!