sexta-feira, 26 de setembro de 2008

OS NOMES DO METRO DE LONDRES


Os ingleses pensam em tudo. Como não se pode comprar um livro destes?

Não é interessante saber, por exemplo, que Picadilly deriva provavelmente de Pickadilly Hall, nome popular de uma casa construída em 1611perto de Windmill Street por um alfaiate reformado, Robert Baker, que fez fortuna vender pickadillies, uma forma de colarinho?

Em 1692, a rua era conhecida como Portugal Street em honra de Catarina de Bragança, a Rainha de Carlos II, mas mudou para Pickadilly Street em 1763.

O Circus surgiu no séc. XIX, sendo a cada e o jardim de uma tal Lady Hutton.

A estação de metro foi inaugurada no dia 10 de Março de 1906.

5 comentários:

JC disse...

Interessante. Outro dia apanhei um combóio para Alverca, coisa que nunca tinha feito na vida. Excelente combóio, por sinal, daqueles que vêm da margem sul e nos quais tb nunca tinha andado. Dei por mim a pensar, para amenizar os 25' de viagem, na origem de alguns nomes de estações por onde ia passando, tais como Braço de Prata, provavelmente c/ origem no aspecto de um braço do rio Tejo que por ali teria existido, ou Marvila (mar+vila, pois está à beira Tejo). Mesmo Cabo Ruivo, por ali perto,não deve escapar a essa ligação com o rio...

Anónimo disse...

A Portugal Street ainda existe, embora aparentemente noutro local. É lá que fica a London School of Economics, perto de Holborn. O facto de ser português na Portugal Street prestava-se evidentemente ao comentário fácil quando lá estive a estudar.

Anónimo disse...

Uma das histórias mais deliciosas é a da origem de Elephant And Castle, local onde foi recebida com grande pompa uma infanta de Castela.

ié-ié disse...

Sim, já falei na rua, a propósito de um disco ao vivo de Sandy Denny no teatro que é hoje pertença, exactamente, da LSE. Coincidências...

LT

Anónimo disse...

A Lady Hutton tinha uma cada ?