terça-feira, 23 de setembro de 2008

NIGHT STARS


Escrevo apenas de memória ou consultando os EPs deste grupo. Por isso, peço desde já desculpa por algum erro ou omissão.

O conjunto Night Stars iniciou a sua actividade com este nome por volta de 1962/1963, em Lourenço Marques (actual Maputo), Moçambique. Actuou tanto nesta cidade como um pouco por toda aquela Província Ultramarina.

Este conjunto, com inúmeros fãs em terras moçambicanas, acompanhava os ritmos contagiantes e inebriantes da música moderna da época, a chamada “Nova Vaga” e “soube impor-se, conquistando um público vasto, o que o levou aos lugares cimeiros dos conjuntos moçambicanos”.

Os seus principais “rivais” em Moçambique, neste género de música, foram “Os Corsários”, também de Lourenço Marques, e “Os Rebeldes”, da Beira.

Os Night Stars actuavam especialmente em tardes dançantes, na Associação dos Velhos Colonos, em bailes, casamentos, festas de fim/passagem do ano, no Hotel Cardoso e no Hotel Girassol, outras Associações e Clubes, etc…

Da sua constituição inicial constavam os seguintes elementos: Mário Sousa (viola solo – um virtuoso), Alex (Alexandre Rodrigues – teclas, viola ritmo e vozes), Guita (viola baixo), Carlos Alberto (bateria) e Bob Woodcook (vocalista).

Posteriormente, o Guita (baixo) e o Carlos Alberto (bateria) saíram do conjunto e foram substituídos, respectivamente por Noel Cardoso (baixo) e Dino Antunes (bateria).

O baterista Carlos Alberto foi integrar o grupo “Os Corsários” e mais tarde “Os Inflexos”.

Assim, a nova composição do grupo apresentava os seguintes músicos: Dino Antunes (bateria), Noel Cardoso (viola baixo), Mário Sousa (viola solo), Bob Woodcock (vocalista) e Alex Rodrigues (piano / viola ritmo/voz).

Antes de se apresentarem às eliminatórias do saudoso Concurso Yé-Yé, os Night Stars ainda gravaram 2 EPs:

O 1º EP (fabricado na Holanda), distribuição de “Rex” Lourenço Marques (1964), já integrando a segunda constituição do grupo, incluía os temas: Night Stars Twist / Nita (instrumental) / Heah! e Mean Woman Blues.

O tema "Nita" era inspirado num tema com o mesmo nome interpretado pelo conjunto sul-africano “The Meteors”.

Posteriormente (1965), e como consagração e exigência do público, surgiu a segunda gravação comercial (o 2º EP – ATEP 6159), gravado nos estúdios do Rádio Clube de Moçambique, com o patrocínio da Discoteca da Companhia Ultramarina de Comércio Lda., em Lourenço Marques, com a etiqueta Orfeu / Arnaldo Trindade & Ca., Lda/Porto, com os seguintes temas: Babichon (Alex Rodrigues - voz) , Jeny (Mário Ferreira) , Tsotsi (Muller-Vila Kavi) , Run Back Home (Mitchell-Jive) .

Mais uma vez o tema "Tsotsi" foi retirado da música popular sul-africana e baseado na interpretação dos Meteors.

Os Night Stars foram considerados o melhor conjunto da época em Moçambique e a comprová-lo venceram as diversas eliminatórias regionais do Concurso Yé-Yé e foi assim que se qualificaram como representantes daquela Província Ultramarina no Concurso Nacional de Yé-Yé, em Lisboa, no ano de 1966.

Na final deste Concurso que decorreu no Teatro Monumental em Lisboa, em 30 de Abril de 1966, os Night Stars ficaram em 3º lugar na classificação geral (1º Os Claves e 2º Os Rocks, de Angola) , recebendo o prémio Peninsular pela melhor interpretação de música portuguesa, com o tema “Eu Sei”, uma versão portuguesa de um tema dos Beatles, "I’ll Be Back".

Em 1966, os " Night Stars " gravaram o seu 3º EP (ATEP 6193), agora em Lisboa, com o patrocínio da Discoteca da Companhia Ultramarina de Comércio Lda., em Lourenço Marques, com a etiqueta Orfeu / Arnaldo Trindade & Ca. Lda./Porto, com os temas: Eu Sei (tema com que venceram o Prémio Peninsular/1966) , Hungry For Love, Stop, Look and Listen e She Only Wants a Friend.

Do que se sabe, Bob Woodcook ainda está por Moçambique, Noel aposentou-se e penso que vive agora em Salvador/Bahia – Brasil, Mário Sousa ainda continua a tocar, o saudoso amigo Alex Rodrigues, infelizmente, já faleceu e o Dino está por Portugal, mas não tenho informação se ainda toca bateria.

O grupo desfez-se já perto dos finais dos anos 60, tendo o Alexandre Rodrigues cumprido comigo o serviço militar na 2ª Companhia de Caçadores, em Belém/Niassa/Moçambique.

Para ele, esta pequena e singela homenagem!

Colaboração de Carlos Santos

"Eu Sei" está incluído na colectânea "All You Need Is Lisboa" (2004), uma compilação de canções dos Beatles por músicos portugueses (nota do editor).

8 comentários:

Rato disse...

Não esquecer o conjunto AEC 68 que no final dos anos 60 eram os grandes "rivais" dos Night Stars - tive a honra de os ter ambos a abrilhantar o meu baile de finalistas, em 13 de Dezembro de 1969.
Quanto ao Dino Antunes, que é meu primo (o pai dele era irmão do meu avô), falei com ele há uns meses atrás, pois o Paulo Futre dos Portuguese Nuggets queria-lhe fazer uma entrevista (não sei se essa entrevista chegou a ser feita, mas o Dino disponibilizou-se de imediato). Ele agora está completamente afastado do mundo da música (ainda tocou piano durante vários anos aqui em Portugal, nomeadamente em bares de hotéis) e tem um negócio na área da restauração.

Vicky Paes Martins disse...

O Mário Sousa, agora alcunhado de "Turco", ainda anda por ai.Já ñ o vejo há uns anos, mas sei q ainda toca e tem uma loja ali para os lados do J.Pimenta, de artigos desportivos.

daniel bacelar disse...

Eu continuo na minha!!!!!
Tal e qual como o que aconteceu com a TUCHA,sempre existiu uma certa censura velada por tudo o que não fôsse do continente e ilhas (atenção,que eu sou alfacinha,portanto não estou a defender os interesses dos meus irmãos ultramarinos)e isto é o que realmente penso sobre este assunto.
Claro está que conhecia os "NIGHT STARS" bem como os "carolas" destes BLOGS visto que somos estudiosos da matéria.
E O GRANDE PÚBLICO?????
Total ignorância!!!!
Sou pouco de adágios populares mas há um que se aplica aqui e muito bem:Dá Deus nozes a quem não tem dentes!!!
Ou ainda melhor repetindo-me uma vêz mais (ai!!!!estes 65 anos)e parafraseando o meu saudoso amigo CHICO vALE .
Os portugueses são uns gajos porreiros.....um bocadinho filhos da P...)(LUIS ATENÇÃO!!!eu não escrevi o palavrão,espero que o dignissimo auditório tenha entendido!!!)
MAIS DIRECTO DO QUE ISTO ...É IMPOSSIVEL!!!!

Cisbela disse...

Parabéns Luís pelo seu Blog, gosto muito de música e vim visitá-lo graças á indicação do meu grande amigo Carlos Santos, música e Moçambique é com ele.
Força.
Cisbela (uma laurentina/coca-cola).

http://groups.msn.com/A-M-S--Amigos-de-ManicaSofala

Carlos disse...

Obrigado priminha
No que puder ajudar e partilhar no que diz respeito à musica dos anos 60 e particularmente à música portuguesa dessa época, cá estou eu (se souber) a colaborar com os meus amigos.
Bjs.

Carlos

calbertoramos disse...

Só agora "cheguei a bom porto"! Como faço figura de "corpo presente" na imagem, dou comigo a "matar saudades" daqueles tempos...
Cordial abraço - parabéns pelo blog

Unknown disse...

Boa noite. Eu sou filho do Bob Woodcock e ele está bem e de saúde em Moçambique. Um abraço a todos os membros dos Night Stats e fãs. Edi Woodcock

Unknown disse...

Boa noite. Estive hoje - 27.11.2021 com o Bob, num encontro com músicos moçambicanos. Recordo-o dos anos 1966, em Lourenço Marques - Moçambique, quando com o conjunto Night Star's abrilhantava os nossos bailes de finalistas. Cantou várias músicas e foi uma satisfação ouvi-lo passados estes anos. um abraço para todos. Carlos Jacinto