quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A AMARGUINHA DE FILIPE DE BRITO



ZIP ZIP 10.001/E

Pauliteiros do Douro - Feia - Urso Ky - Tecto Na Montanha

"Urso Ky" é da autoria de Filipe Mendes e "Tecto na Montanha" de José Afonso.

Este EP foi-me oferecido pelo "Tempo Zip", programa de rádio que se seguiu ao de televisão, "Zip Zip". Pena que não tenha data.

Mas isso também não interessa. Trouxe aqui este EP por outros motivos.

Temos estado de volta do vinho de Lafões e lembrei-me da Amarguinha de Filipe de Brito.

What?

Segundo Ludovina Rodrigues Galego e Valentim Ribeiro de Almeida, autores do livro "Aguardentes de Frutos e Licores do Algarve", foi Filipe de Brito, a partir de 1974, o grande responsável pela divulgação da Amarguinha.

Estabelecido em Almancil, o reputado acordeonista algarvio, que se inspirou no licor italiano Amaretto di Saronno, criou a marca Amarguinha com o rótulo das típicas chaminés algarvias.

Herdeiro do negócio de bebidas do seu pai, José de Brito (e, ao que parece, também de veia musical), abandonou a sua promissora carreira de músico e dedicou-se a modernizar a empresa da sua família, deixando inclusivé de comercializar vinho a granel.

Hoje, a Amarguinha está na posse de outra empresa não algarvia, a Sogrape, sendo o terceiro licor nacional em volume de vendas.

in "DN Verão", 19 de Agosto de 2007

Nos anos 60, Filipe de Brito assinava crónicas azedíssimas nas revistas de então. Eu acho que é daí que vem o nome de Amarguinha.

Sem comentários: