domingo, 20 de julho de 2008

WALK ON THE WILD SIDE


Apesar de tudo o que se diz e se escreve sobre o personagem, tive a sorte de um dia ser um dos raros a encontrar um Lou Reed bastante simpático, em plena forma e encantado da vida em falar com um jornalista de Coimbra!

Penso que tão depressa não esquecerá esse concerto, realizado há já alguns anos na Sereia, um dos pontos mais românticos da bela Lusa Atenas.

Ao longo da nossa conversa, não se cansou de evocar o feeling que sentiu nessa noite e de me questionar sobre o Fado de Coimbra.

Falámos imenso também, como é óbvio, dos Velvet Underground, do universo cultural existente em Nova Iorque criado à volta de Andy Warhol, das suas aventuras com David Bowie, de Nico e das novas tecnologias.

Três dias mais tarde, Lou Reed iria actuar em Reykjavik na Islândia. Perguntou-me se já lá tinha ido e o que haveria de interessante por fazer naquelas paragens.

Disse-lhe que fosse bater à porta da Bjork!!! Respondeu-me que não podia com essa fulana!!!!Chega mesmo a ser alérgico à voz!!

Aconselhei-o então a dar umas voltas de cavalo através das magníficas paisagens rurais, à volta dos geysers e a ideia seduziu-o.

Estava há muito avisado de que não haveria autorização para fotos durante o concerto! Todos os jornalistas sabem que o fulano é um grande chato na matéria.

Porém, aquela tarde, que passámos juntos no bar do Hotel Europa de Horbourg-Wihr (a 300 metros de minha casa) contribuiu para conhecer um Lou Reed bastante aberto, completamente diferente da imagem que ele veicula e assim obter o famoso photopass, que me permitiu fotografá-lo durante todo o concerto.

Um enorme privilégio. "Just A Perfect Day"! No final da entrevista e como podem vêr na foto, Lou Reed, ícone de toda uma geração gay pride, esquivou um beijo furtivo comigo!!! Tentando imitar o que Madonna fizera com Britney Spears!! Porra! Fiquei assustadissimo. Ao vêr o meu espanto, lança-me "don't be afraid, take a walk on the wild side"!!!

Profissão perigosa, não acham?

Colaboração de José Oliveira

9 comentários:

filhote disse...

Ahahahaha!!!!

Foto de Antologia!

Curiosamente, quando eu era redactor e repórter do programa de TV TOP Mais - produzido pelo António Pinho da Filármónica Fraude e Banda do Casaco -, também tive o privilégio de passar umas duas horas à conversa com Lou Reed. Foi no Hotel Meridien de Lisboa. Falámos de música, de Literatura, de Cinema, de Portugal, e só posso dizer que ele foi de uma enorme simpatia...

Lou Reed autografou-me o CD "Magic and Loss", editado nessa altura, que ele apresentou no Coliseu dos Recreios.

ié-ié disse...

Também andaste pelo Top +? Também por lá andei no tempo do Jorge Pego (João Gobern, Margarida Pinto Correia, Luís Montez), 1985-1989. De entrevistas, acho que só me lembro de George Martin, John Cale, Suzanne Vega, Paul McCartney e Immaculate Fools. Tenho de ver os arquivos.

LT

filhote disse...

Andei pelo Top Mais de 90/91 a 1993, ou coisa que o valha (João Vaz, Catarina Furtado). As entrevistas que fiz foram tantas... assim de cor, lembro-me de Lou Reed, Maria Bethânia, João Bosco, Paddy McAloon, Chris de Burgh, Lloyd Cole, Jon Bon Jovi, Marillion, James, Texas, Deborah Blando, Buffy Saint-Marie, Richard Marx, Extreme, Rita Lee... também preciso de pensar... já não me lembro... enfim, para além de dezenas de artistas nacionais...

Ah, e a tarde em que estive com Lou Reed foi a 3 de Abril de 1992!

ié-ié disse...

Porque não escreves um livro? Não tanto com as reproduções das entrevistas, mas com as tuas impressões sobre os artistas, como se portaram, manias, pormenores, conversas paralelas, etc.

Acho um desperdício as pessoas terem este capital de informação e irem para o "andar de cima" com ele.

Força! Ainda por cima escreves bem!

LT

gin-tonic disse...

Filhote: existe registo escrito ou sonoro dessa tua entrevita à Buffy
Saint-Marie?

filhote disse...

Errata: Buffy Sainte-Marie, e não Buffy Saint Marie como escrevi anteriormente.

De facto, é um desperdício não deixarmos um registo das nossas interessantes experiências. O problema é que não tomando notas na altura, os detalhes apagam-se da memória. É o que se passa no meu caso. E, convenhamos, nestes assuntos há gente por aí com muito mais por contar do que eu... a começando por ti, companheiro Ié-Ié! Gostava mesmo de avançar para a escrita de um relato desses, porém não sei se terei matéria suficiente... na verdade, é tudo uma questão de conceito... se me surgir uma ideia de como dar forma à narrativa, quem sabe?

filhote disse...

Quanto à entrevista da Buffy Sainte-Marie, caro gin-tonic, existe, sim, um registo vídeo. Tanto a versão editada da entrevista (exibida no TOP Mais)como o material bruto, estarão numas cassetes betacam, algures na arrecadação do produtor do programa, António Pinho... aliás, a versão editada também deve constar dos arquivos da RTP... não faço ideia é de quando esse programa foi para o ar...

Um dia, com tempo e paciência, vou à cata desses arquivos do Top mais. Afinal de contas, também representam importantes momentos da minha vida.

Bobbyzé disse...

Well,esta historia de entrevistas e encontros inesperados jà conta com 32 anos de existência!!! Quase todas as minhas entrevistas estao agora digitalizadas, o que é optimo.Quanto a material fotogràfico, devo têr para ai uns 5000 slides e jà muitas centenas de CD's com material digital. Gostaria de me associar a um outro jornalista (um outro apaixonado pela musica)e assim seguir o vosso conselho, de editar um livro de memorias!Historias nao faltam!
What do you think?

ié-ié disse...

Estou à disposição!

LT