segunda-feira, 30 de junho de 2008

HOTEL RITZ


Em 1952, Salazar abordou o banqueiro Ricardo Espírito Santo no sentido da construção de um hotel de luxo vocacionado sobretudo para o turismo internacional e depois escolheu 10 empresários, entre os quais Manuel Queiroz Pereira, que formaram a Sociedade de Investimentos Imobiliários (SODIM).

O Hotel Ritz viria a ser inaugurado no dia 25 de Dezembro de 1959, com um banquete em que estiveram presentes 5 membros do governo.

O ministro da Presidência Pedro Theotónio Pereira agradeceu ao "grupo de homens dedicados e bons patriotas que puseram nesta imensa tarefa o seu entusiasmo, a sua dedicação e o seu dinheiro" e Queiroz Pereira defendeu que "Lisboa é a capital de uma país que se estende por quatro continentes e que não pode renunciar à grande missão para que foi destinado no Mundo".

"Ousamos por isso pensar que a nossa obra tem interesse nacional e interesse não apenas económico, mas cultural e até, no mais elevado sentido da palavra, sentido político".

A revista "Life" deu a sua capa no dia 24 de Setembro de 1962 ao Hotel no âmbito de uma reportagem sobre "lavish new hotels around the world".

O hotel, que terá custado 425 milhões de euros, é sobretudo obra do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, também responsável pela construção de edifícios emblemáticos de Lisboa, como a Estação do Cais do Sodré ou a Igreja Nossa Senhora de Fátima.

A decoração de interiores é do mestre francês Henri Samuel que associou tendências art déco ao estilo Luís XVI.

Fonte: "Time Out" 

Sem comentários: