terça-feira, 17 de junho de 2008

CONCERT FOR GEORGE (03)


No princípio eram os Beatles, que viraram o Mundo do avesso, depois foram os Threetles que remexeram no pó do sótão e desenterraram peças antológicas, por ora são os Tweetles, reduzidos a Paul e Ringo, sob a sombra tutelar de John e George.

Mas a avaliar pelo que se passou no Royal Albert Hall, em Londres, na última sexta-feira, no primeiro aniversário da morte de George Harrison, em cada homem com uma guitarra nas mãos há um “beatle”. E nem é precisa a guitarra: Tom Hanks foi um dos Monty Python na homenagem.

O que se passa? Como é possível juntar em palco Paul e Ringo, Ravi Shankar e Eric Clapton, Tom Petty e Billy Preston, Gary Brooker e Jools Holland, Jeff Lynne e Tom Scott, Albert Lee e Klaus Voorman, Jim Capaldi e Chris Stainton e por aí fora? E como é possível agregar na assistência nomes como Bob Geldof, Dave Grohl, Bill Wyman, Lulu, Mike Rutherford, George Martin e outros mais discretos?

Só há uma resposta: Beatles! Mas Beatles na perspectiva que ultrapassa meramente a música, Beatles no significado de uma vida, de uma memória colectiva, de uma geração única, rica, que transformou o Mundo há 40 anos.

Foi o que se sentiu na sexta-feira, 29 de Novembro. Enquanto no palco desfilavam os mestres e soava a música emblemática, sob o olhar intenso de George Harrison, em cada mente da assistência perpassava o primeiro charro, a primeira namorada, a mini-saia, o chumbo a Matemática, a heroicidade de Che Guevara, a conquista da Lua, a pílula, enfim, o filme de uma vida sem retorno.

E aí residiu também a contradição da homenagem. Praticamente toda a lotação do Royal Albert Hall foi distribuída a convidados: músicos, jornalistas de todo o Mundo, artistas vários, executivos importantes da indústria, colunáveis e outras pessoas importantes de fato cinzento.

Restou pouco para o povo que daria um ar mais beatle à festa. Não surpreendeu, por isso, o ar feliz de um jovem fã, vindo propositadamente do Canadá, com “The Beatles” escrito na cabeça rapada e uma bandeira do seu país na mochila. Extasiado, gritava para uma câmara de televisão: “Consegui! Consegui! Paguei 150 contos pelo bilhete, mas chorei com ‘Something’!”.

A festa não foi tão popular quanto se desejaria, mas foi bonita, pá. Bonita e irrepreensível, o que se deve a Eric Clapton, instruído por Olivia Harrison para montar um espectáculo digno que não atraiçoasse a memória de George. “Bastaram cinco anos para ser famoso, foram precisos 40 para ser ‘ninguém’”, dizia George.

Mas George Harrison não é “ninguém” e isso foi provado. Ninguém fica indiferente às suas canções, ao seu ecletismo, à sua espiritualidade, à sua maneira de encarar o Mundo.

Ravi Shankar fez uma soberba peça sinfónica indiana, “Arpan”, de homenagem ao seu “filho”, onde desponta a guitarra acústica de Eric Clapton, numa inédita incursão da música ocidental nos sons indianos, trilhando o caminho pioneiro e inverso de George Harrison.

Os Monty Python, com Tom Hanks pelo meio, foram hilariantes. Depois foi o rock com palmas adicionais para Tom Petty, a quem George tinha oferecido em vida um blusão de Elvis. Uma releitura genial de “I Need You” fez levantar os fatos cinzentos e a lembrança dos Traveling Wilburys em “Handle With Care” cativou os que, ainda pesados pelos cartões gold do American Express, permaneciam ainda sentados.

A cereja no topo do bolo estava reservada para o final: a prometida reunião em palco dos Beatles sobreviventes, Paul McCartney e Ringo Starr, a primeira desde a separação do grupo em 1970.

Ringo, que escreveu uma canção em parceria com Eric Clapton de homenagem a George para o seu novo álbum, abeirou-se do microfone e não deixou os créditos em mãos alheias: “porque é que toda a gente é mais alta do que eu?” e baixou o microfone. Cantou “Photograph”, que compôs com George, e, à falta de melhor, “Honey Don’t”, de Carl Perkins, um dos ídolos de George.

Já com o Royal Albert Hall todo de pé e alguns assistentes inconvenientes com as mãos a tapar os ouvidos por causa do “barulho”, Ringo apresentou Paul McCartney. Foi o delírio geriátrico.

Mais humilde do que nunca, McCartney, vestido de negro, entrou com “For You Blue”, fez dueto com Eric Clapton em “Something”, misturando o som do cavaquinho português com a poderosa guitarra de Clapton, e, surpresa das supresas, cantou menos mal “All Things Must Pass”.

Na altura estavam em palco nove guitarristas, três bateristas, três teclistas, dois percussionistas, entre os quais o genial Ray Cooper, e dois saxofonistas que de imediato se lançaram em “While My Guitar Gently Weeps”, com Clapton a exceder-se a si próprio com um solo de guitarra que brotava lágrimas das cordas.

Feliz da vida, Paul McCartney não se cansava de endereçar gestos carinhosos para Ringo Starr que, do alto da sua bateria, abanava a cabeça como no tempo dos Beatles.

E proferiu a frase da noite. Olhando para Dhani Harrison, a seu lado, igual ao pai na pose e na maneira como segurava a guitarra, disse: “parece que todos envelhecemos e George está na mesma”.

Só faltou mesmo John Lennon e a sua famosa tirada: “os que estão nos lugares mais baratos batam palmas, os outros chocalhem as jóias”.

Luís Pinheiro de Almeida, em Londres

3 comentários:

Camilo disse...

Lindo!!!

DANIEL BACELAR disse...

Luis
20 Valores!!!!
Tantos anos depois,ainda conseguiste fazer vir-me (atenção ...não é isso)as lágrimas aos olhos.
Não há dúvida,fômos imensamente felizes por termos vivido uma época gloriosa!!!
Meus amigos
Se ainda não têm este DVD para pelo menos fazerem uma ideia,côrram à FNAC ou então que haja uma alma caridosa que lhes faça uma copiazinha (o Paul não iria achar graça nenhuma...não é Luis???)pois eu sei que o pessoal está um bocado "curto de massas".

blog disse...

Seria um Cavaquinho português ou um UKELELE (inspirado no primeiro, mas diferente)