quinta-feira, 22 de maio de 2008

PSICO GANHARAM HÁ 40 ANOS!!!


Há 40 anos, feitos no passado dia 17 de Maio, os Psico (ex-Espaciais) ganharam em Lisboa, no cinema Império, o 1º e único Concurso Académico de Música Moderna, organizado pelo C.I.T.U (Centro de Intercâmbio e Turismo Universitário).

"Tenho presente como se fosse hoje o que aconteceu de fantástico nesse dia. Esse espectáculo foi a terceira e última fase do concurso. O Psico tinha ganho a 1ª eliminatória, tinha ganho a 2ª e apresentava-se como favorito na final", conta, quatro décadas depois, Tony Moura, o líder da banda nortenha.

"Não me lembro que músicas tocámos, mas sei que tocámos "Nights In White Satin", dos Moody Blues.

"O que aconteceu foi, para mim, o que de mais extraordinário pode acontecer a um artista ou músico. A plateia estava cheia e toda a gente assistia sentada ao espectáculo.

"Ainda interpretávamos "Nights In White Satin", mais ou menos a meio da música, quando, como que num colectivo impulso, toda a plateia se levanta e irrompe numa enorme salva de palmas.

"A emoção que senti nesse momento foi tão forte que me prendeu a garganta, não conseguindo eu proferir nem mais uma palavra e comecei a chorar.

"Terminámos a música só com instrumental, sem voz, mas sempre com os fortes aplausos da plateia de pé. Nesse momento eu sabia que tínhamos ganho o concurso”.

O prémio do Concurso era uma viagem a Londres e Tony Moura confessara à “Flama” (24 de Maio de 1968) que iria visitar Dave Davies, dos Kinks.

“Primeiro que tudo, queremos visitar Dave Davies e Cat Stevens. Conhecemos o primeiro no Algarve, que gostou de nos ouvir e nos entusiasmou”.

A viagem a Londres nunca chegou porém a realizar-se. “Na altura tínhamos um contrato de 3 meses no Verão de 68 para o Casino de Monte Gordo e a viagem era para essa altura. Ainda tentámos um adiamento, mas não nos deram essa oportunidade”.

O Concurso iniciou-se no dia 02 de Fevereiro e o seu objectivo era o de "promover o conhecimento, por parte do público, dos futuros beatles do nosso país" (Diário Popular dixit).

O júri incluía os nomes de Paula Ribas, Pedro Castelo, Pedro Albergaria, Vítor Fazenda dos Santos, João Paulo Diniz, Aurélio Carlos Moreira.

Complications, Psicadelic Group, So And So, Why, Troubles, Playboys, Magical Sound, 1926 Western Road Four Club Band foram algumas das primeiras bandas a inscrever-se (nem uma única designação na língua de Camões).

Os Zoo baldaram-se.

Houve 8 sessões e duas meias-finais, antes da final no dia 17 de Maio de 1968: Pisco (47 pontos), Diamantes Negros (40), Charruas (34) e Equipe 88 (23).

3 comentários:

Queirosiano disse...

Os Zoo venceram a eliminatoria em que participaram e decidiram nao continuar no concurso. Suponho que foi pelo facto de estarem muito ligados as associacoes de estudantes, que contestavam aquilo que o CITU (organizacao oficial) representava.

ié-ié disse...

Eu sabia que o meu amigo Queirosiano haveria de ripostar. A minha intenção foi tão-só a de saber o motivo da "balda" e ela está agora plena e convenientemente justificada. Obrigado.

A outra banda que não se apresentou na mesma eliminatória foram os Play-Boys.

LT

Queirosiano disse...

Eu calculei que seria provocacao...