sexta-feira, 18 de abril de 2008

GRÂNDOLA, VILA MORENA 02


"Grândola, Vila Morena" pertence ao álbum de José Afonso "Cantigas do Maio", gravado no Strawberry Studio, em Herouville (França), então um dos mais caros e afamados da Europa, entre 11 de Outubro e 04 de Novembro de 1971 e editado no Natal do mesmo ano.

A produção é de José Mário Branco que também participou na gravação, bem como Carlos Correia (Bóris) e Francisco Fanhais.

"Em 1971 - conta Carlos Correia - foi a minha segunda experiência discográfica com o Zeca. Aqui, já ele tinha ouvido as duas vozes portuguesas no exílio em França que traziam os sons novos que ele constantemente procurava. O José Mário Branco foi incumbido da direcção musical desse novo disco que viria a chamar-se "Cantigas do Maio".

"Foi ele que enquadrou o Zeca num ambiente de trabalho bem estruturado e com o tacto humano adequado a não fazer o Zeca sentir-se engaiolado e artisticamente diminuido.

"Desta vez em sessões nocturnas, gravámos o "Grândola" com o som dos passos obtido no exterior do castelo às três da manhã".

Sem comentários: