sábado, 19 de abril de 2008

CAVALOS DE CORRIDA


Uma dupla colectânea dos UHF organizada por Do Tempo Do Vinil com a colaboração do próprio António Manuel Ribeiro, "UHF - Os Anos Valentim de Carvalho 1980-1982", tem edição marcada para o dia 05 de Maio pela iPlay, ex-Som Livre.

A compilação compreende as gravações da banda de Almada para a Valentim de Carvalho com uma versão 24 pistas inédita de "Cavalos de Corrida".

O primeiro CD contém:

Rua do Carmo - Rapaz Caleidoscópio - Nove Trinta - (Anjo) Feiticeiro - Modelo Fotográfico - Rola Roleta - Geraldine - Ébrios (Pela Vida) - Quem Irá Beber Comigo? (Desfigurado) - Noite Dentro.

As 8 primeiras canções pertencem ao álbum "À Flor da Pele", de 1981, e as duas últimas constituem o single bónus.

O segundo CD tem:

Cavalos de Corrida (versão original) - Palavras - Vivo (Na Fronteira) - Noites Lisboetas - Concerto - Notícias de El Salvador - Estou de Passagem - Antes Que O Dia Nasça - Ser Um Actor - Cavalos de Corrida (versão 24 pistas inédita).

A maioria destas últimas canções pertence ao mini-LP "Estou de Passagem" (1982).

Os UHF nasceram como À Flor da Pele no final de 1977. Com a saída do EP de estreia, "Jorge Morreu" - infelizmente excluído desta edição - , já se chamavam UHF. A data de fundação da banda é o dia 20 de Novembro de 1978, noite do primeiro concerto fora de portas.

A edição inclui as letras das canções e um texto de Rui Miguel Abreu.

Na mesma data serão igualmente editados discos do Quarteto 1111, Quinteto Académico e Telectu.

5 comentários:

Jack Kerouac disse...

Esta é realmente a fase que conta, dos verdadeiros UHF, e do seu som "Doors". Pensei que o "Jorge Morreu" também viesse incluído, provavelmente é de outra editora. Quinteto e 1111 vão ser também compras certas. Boa iniciativa e boa coleccão esta.

filhote disse...

Som Doors (mesmo entre aspas)?????

Nunca percebi essa comparação... enfim, musicalmente os UHF nada têm a ver com a banda da Califórnia... os UHF foram uma típica banda pseudo-Punk ou mais propriamente New Wave...

De qualquer maneira, para mim, "Cavalos de Corrida" é o melhor single da História do Rock'n'Roll português!!!

Jack Kerouac disse...

Bom, o AMR sempre teve uns tiques de Morrisson, e há musicas que fazem lembrar Doors, mas as aspas foi mesmo porque eu acho que estão a milhares de kms dos originais. Doors é daquelas coisas que gosto mesmo muito, e não conheço nada mau deles. UHF desta fase diz-me muito, porque como te lembras, isto apanhou-nos no início da adolescência...UHF Táxi Dexys e Madness, era o que ouvia, para lá dos 50/60 :)

LSO disse...

O single "Jorge Morreu" foi editado pela Metro-Som.

ié-ié disse...

Sim, o problema é esse. Em Portugal ainda não se conseguiu ultrapassar esse estúpido problema de gravações em editoras diferentes. Lá foram esses coisas resolvem-se a bem do rigor histórico.

LT