terça-feira, 15 de abril de 2008

O VERÃO DE HÁ 40 ANOS


PARLOPHONE LMEP 1.300 - 1968

Verão - Nobody Want You When You're Down And Out (sic) - I'll Get Over It - Mensagem

Acabado de sair dos Sheiks e na sua primeira aventura a solo, ainda estudante de Arquitectura, Carlos Mendes venceu o V Festival RTP da Canção, realizado no dia 04 de Março de 1968.

No podium ficaram ainda Tonicha ("Fui Ter Com A Madrugada") e José Cid ("Balada Para D. Inês").

Para a História ficou a polémica que então se levantou com a vitória da canção de José Alberto Diogo e Pedro Osório.

Os regulamentos determinam que as canções concorrentes ao Festival sejam originais, inéditas, mas logo houve quem denunciasse que o "Verão" já tinha sido ouvido por mais de 20 mil pessoas durante 6 meses no "Porão da Nau", boîte de Lisboa onde actuava o Quinteto Académico (hence José Alberto Diogo e Pedro Osório).

Pedro Osório veio a terreiro confirmar que a canção, "Verão" e/ou "Summer", já tinha sido tocada antes do Festival, "mas só à experiência, não tendo sido feita qualquer gravação ou sido radiodifundida".

"De resto - disse à revista "Rádio & Televisão" - a versão que foi apresentada na Televisão tem alterações que foram introduzidas quando dos arranjos".

Mário Assis Ferreira, manager do Quinteto Académico + 2 e actual presidente dos casinos da Estoril-Sol, afirmou à mesma revista que o grupo "nada tinha a ver com o caso".

"Tudo o que o que posso adiantar é que a canção "Summer" foi composta para ser gravada pelo anterior Quinteto, o que não chegou a verificar-se", sublinhou.

Já ninguém se lembra desta controvérsia, mas não deixa de ser curioso recordá-la.

Nota: referencio sic, porque, na verdade, a canção chama-se "Nobody Knows You When You're Down And Out".

11 comentários:

Um disse...

Quer-me parecer que pela mesma altura (um pouco antes ? um pouco depois?) os Zoo gravaram "Nobody knows you when you're down and out" em EP.

bissaide disse...

Sim, um pouco depois: em 1969, no EP "Baby, Come Back". No mesmo ano, também os Mechanical Dream incluíram o tema no seu único EP, curiosamente com uma segunda variante para o título: "Nobody Loves You When You Are Down and Out". Isto é que é ser criativo! ;-)

Jack Kerouac disse...

Bem, o homem cantava tudo o que era dos outros....já a história do Penina, sempre pensei que fosse para ele, e afinal era para os Jota Herre que ao que parece nunca beneficiaram grande coisa com o assunto.

ié-ié disse...

Há "milhares" de versões desta canção de Cox. Só eu tenho de José Feliciano, Rod Stewart, Tom Jones, Derek and the Dominos, Odetta, Tim Hardin, Eric Clapton, Spencer Davis Group e Otis Redding.

LT

bissaide disse...

É verdade, já que acabaram por ficar "presos" ao hotel. Foi editado em vários países um single com "Penina" e com "North", mas quando o grupo acaba (1972, segundo julgo, depois de Vitorino Salomé ter por eles passado) é já sem brilho nem glória, infelizmente. E as restantes três canções do EP português até eram bem melhores que "Penina", indiciando um futuro para os Jotta Herre que infelizmente não veio a acontecer...

Jack Kerouac disse...

Há coisa do diabo, ou há bruxas, um conjunto de baile estar assim a tocar sossegado da vida num hotel, e de repente fica com um inédito de McCartney nas mãos...e nem sei pq a musica não é creditada a Lennon McCartney, com eram todas na altura...

JC disse...

Há uma grande confusão sobre o autor, ou autora, do blues "Nobody..." e as letras variam de versão para versão. Ida Cox? O outro Cox de que não me lembro o nome? Não interessa, sugiro oiçam a versão de Bessie Smith.

Jack Kerouac disse...

Desconhecia isso, iéié, nos Cd onde tenho essa musica, e nas imagens dos discos de vinil que vi, vinha lá só McCartney. Embora me pareça que tenha feito parte de um CD oficial de musicas que eles fizeram para outros. Não sei é se vinham as duas versões, do Carlos Mendes e dos Jota Herre. Mas aposto que vou ficar a saber :)

ié-ié disse...

Só tenho visto James Cox, mas admito que possa não ser correcto.

LT

JC disse...

Parece que Jamie Cox é de facto o correcto,LT, e é o que consta dos discos... Mas a "coisa" deu direito a controvérsia durante uns tempos. Ou apenas confusão,devido ao facto de Ida Cox ser uma conhecida cantora de blues, tb não sei mtº bem.

filhote disse...

De facto, JC, a melhor versão de "Nobody Knows..." que conheço é a da Bessie Smith (tenho um 10" françês maravilhoso).

Também gosto muito, noutra vertente, da versão do Clapton no famoso "Unplugged"...