sábado, 23 de fevereiro de 2008

CLENARDO FINOU-SE!


Companheiro Zeca do Rock:

Dei hoje uma pequena volta por parte da minha juventude lisboeta. Só tristezas: a "Parreirinha do Rato" é uma taberna infecta que tem escapado às malhas da ASAE, já não existe a B&O, as mercearias de bairro aderiram à CEE, isto é, modernizaram-se, há restaurantes novos, lojas de chineses.

Não se percebe muito bem o que fizeram dos Maristas, o Sol Parque ainda existe, bem como a Leitaria Mimosa do Parque, a Farmácia Gomes, os Correios no Rato e a Charcutaria Brasil. Estava a chover, não deu para ver muito (fica prometida uma reportagem mais precisa).

Mas deu para ver que o Externato de Clenardo, na rua do Salitre, finou-se! O edifício, de azulejos, lindo, está fechado, e ostenta, pelo menos desde 1995, um alvará para obras, nunca feitas.

O Zeca do Rock andou no Clenardo, bem como o Luís Moutinho, o Filipe Malta da Costa (campeão de hipismo), se bem me lembro.

Eu estive lá no acto lectivo de 1964/1965. Fiz parte do Quadro de Honra (eheheh!) em Março e Maio de 1965.

57 comentários:

Muleta disse...

eu tb lá andei, tb acho que estive no quadro de honra e elembro-me de ver por lá o pedro caldeira cabral e o guilherme ines, o baterista de vários grupos

Zeca do Rock disse...

O edifício do colégio, que era um antigo palácio, era alugado aos duques de Palmela, cujo palácio residencial ficava na Rua da Escola Politécnica. Todavia, o muro lá do finzinho do pátio de recreio do colégio fazia fronteira com os jardins dos Palmelas. Não faço ideia nenhuma se os Palmelas ainda lá residem, se venderam o Palácio principal para alguma embaixada, e se o edifício do velho e saudoso colégio de Clenardo fez parte desse bolo. Talvez fosse interessante fazer uma pesquisa nesse sentido. Fiz uma varrida com o Google Earth e os aspecto exterior é o mesmo...

ié-ié disse...

Zeca:

O edifício do Clenardo há muito que está separado do Palácio propriamenmte dito. No Palácio, funciona - e bem, porque recuperaram todo o espólio - a Procuradoria-Geral da República. Vamos ver o que vão fazer ao Clenardo que, como disse, já nada tem a ver com o restante complexo urbano.

LT

Anónimo disse...

também lá andei e muitas vezes saltei o muro para ir buscar a bola onde hoje á a PGR...

Zeca do Rock disse...

Eu de vez em quando ia ao palácio dos Palmelas solicitar autorização para entrar na quinta deles na Serra da Arrábida. Adivinhem para quê? Entusiasmado pelas aventuras dos Cinco (The Famous Five, de Enid Blyton) ia à procura de túneis, passagens secretas e tesouros escondidos, acompanhado de alguns amigos tão "aventureiros" como eu.

O certo é que, se não encontrámos tesouros, encontrámos realmente alguns túneis e passagens "secretas" que ligavam um velho convento que ali existia com não sabemos bem o quê. Se o convento era de frades, devia estar ligado com algum convento de freiras, suponho.

A parte mais emocionante foi o aparecimento de algumas cobras nesses velhos túneis, que chamaram à berlinda as nossas facas de mato. Um gozo!

Paulo Pereira disse...

Acho que tambem la fiz a minha primaria... nao estou serto. O colegio ficava no inicio da rua do salitre nos entido de quem vem do Largo do Rato, sera esse?!

ié-ié disse...

Sim, é esse mesmo.

LT

Anónimo disse...

Vim aqui parar por puro acaso, bastante triste descobrir que o Clenardo ja nao existe na realidade. Sinto-me uma antiguidade comparado com a maior parte de voces, visto ter la estado no finais dos anos 50.
Que saudades! Especialmente considerando que ha mais de 25 anos que vivo fora do pais e das lembrancas da juventude.

Unknown disse...

De facto é uma pena que tenha fechado. Passei la bons momentos no fim da década de 80, principalmente no recreio. A pedagogia era demasiado severa e não era raro situações de agressões violentas.

José Carlos disse...

Eu também andei no Clenardo, mas na década de 80.
Lembro-me de uma professora Otelinda (?) e de um professor alto já bastante velho que andava sempre de bata branca e que adorava dar uns valentes tabefes aos alunos e se não me engano dava aulas aos alunos da 3ª e 4ª classe.

Margarida Lapa disse...

Na saudosa década de 80, quando lá morei (sou a filha mais nova da D. Isabel), os elementos da escola eram a Otolinda (pré-primária), Mariazinha (1º ano), Ana Velha (2º ano), Professor Pinto (3º e 4º anos), a D. Olga (a Directora) e a minha mãe, D. Isabel (a contínua). Saí de lá quando fechou a escola, em 1988. Tenho muitas saudades, e ainda me lembro de muita coisa, do recreio que na altura me parecia enorme, do ginásio com os pneus, o escorrega e os balouços, do piano na sala onde ficávamos a fazer os tpc. Aquilo era mais que uma escola primária, íamos do infantário à 4ª classe, e ficava-se lá todo o dia, pois servia também de ATL. As crianças iam para casa já com os trabalhos feitinhos e ajudavam nas tarefas de limpeza da escola... Belos tempos.

ié-ié disse...

Obrigado pelas informações. Eu só lá andei no 7º ano do Liceu...

LT

Francisco disse...

Boas

Fui descobrir o site ao pesquisar por CLenardo, pois tinha nadado a ver os meus registos biográficos das escolas.
Já vi que foste meu colega pois andei no Clenardo desde 65 a 69.
Velhos tempos.Estive desde o 4º ano ao 7º ano (alínia F)
Gostava de rever uma data de malta desse tempo e alguns frades e padres porreiros.
Alguém sabe como se chama o livro escrito pelo Director (Padre João "de Ourém")?

Um abraço a todos que passaram por lá!

Francisco J Melo Pereira

Manuel Ribeiro (Zé Manel) disse...

Também andei no saudoso Clenardo, pelos anos 60... com o Carlos Alvim, o Zé Pedro Ataíde e tantos outros. Morávamos, na altura, em casa dos pais, claro, na Lapa. Saudades e belíssimas recordações desse tempo, com o Padre Jorge e outros cujo nome já não me recordo. Havia, lembro-me um Frei que levantava a batina e era um excelente jogador de futebol...

diariodebordo disse...

Bem, isto é estranho... Estava eu com a minha mãe a falar do Clenardo e ela pediu-me para ver se na net encontrava qualquer coisa... Ela é a professora Otolinda de quem vocês falam!!! E está aqui, ao pé de mim, a choramingar por ver que, ainda hoje, se lembram dela... :')

Eu também visitei o vosso externato, porque era pequenina quando a minha mãe trabalhava lá e ela levava-me com ela algumas vezes e lembro-me como se fosse hoje... :) É triste que o Externato tenha fechado, a minha mãe adorava tudo aquilo, as pessoas, os alunos... era tão diferente dos tempos de hoje, já não se fazem colégios nem pessoas assim!!!

Um beijinho meu e da professora Otolinda, para vocês :)

ié-ié disse...

Obrigado pelo testemunho, Marta!

Saudades para a sua Mãe!

LT

Anónimo disse...

Bom dia!!

O meu nome é Filipe Chibante e também fui aluno do externato de Clenardo nos anos 80 e lembro-me bem da Prof Otolinda, da D. Isabel, da prof Ana e do Prof Pinto, alguns de voces provavelmente terão sido meus colegas. De facto também recentemente passei no edificio que agora tem no sitio onde era o ginasio e o exterior um parque de estacionamento...
Cumprimentos a todos

Zeca do Rock disse...

Faltou aqui informar que fui aluno do Clenardo de 1954 a 1960. As saudades são muitas, principalemente dos professores e amigos a quem presto homenagem, mencionando os seu nomes a seguir:

- Frei Agostinho
- Padre Domingos
- Padre Pio
- Padre João Leite
- Padre Alberto Vieira
- Padre Armindo

Deixo na sombra da História o famigerado e alcoólico Padre Jorge, como punição pelo seu asqueroso e constante assédio sexual aos alunos da minha época. Não sei se alguma vez consumou os seus torpes desígnios com algum miúdo mais desprevenido. Espero que não.

Anónimo disse...

CAROS COLEGAS FOI POR ACASO QUE AQUI ENTREI. ANDEI NO CLENARDO DE 65 A 68 E LEMBRO-ME DE MUITA MALTA. O PADRE JORGE ERA UM AUTENTICO INVERTEBRRADO, NO ENTANTO RECORDO-ME COM SAUDADE DOS BONS MOMENTOS QUE LÁ PASSEI. UM ABRAÇO

Anónimo disse...

olá a todos!
tál como todos vcs tambem eu fui aluno no extrenato onde fiz o 1º ciclo na decada de 80, sendo q apenas tenho na memória o prof. Pinto ja com mta idade e q so a altura dele impunha respeito e tambem me lembro da D. Olga!
fiquei um pouco triste em saber q no lugar do grande pátio q deu origem a mtas brincadeiras, é agora um parque de estacionamento!!!

Anónimo disse...

Devemos ter sido da mesma Turma, tambem la andei na 1 decada de 80

Filipe Chibante

Unknown disse...

OLÁ, EU CHAMO-ME NUNO SILVA E TAMBEM ANDEI NO CLENARDO NA DECADA DE 80, LEMBRO-ME DE MUITAS COISAS QUE LÁ PASSEI, QUANDO ERA PEQUENINO ERA UM POUCO RUIM DE COMER O LEMBRO-ME DE UMA DIA EM QUE A ANA MARIA ME OBRIGOU A FICAR ATÉ ÀS CINCO E MEIA DA TARDE SOZINHO NO REFEITORIO ATÉ ACABAR DE COMER, NOUTRA VEZ LEMBRO-ME DE TER VOMITADO O ALMOÇO E ELA OBRIGOU-ME A COMER TUDO DE NOVO, ERA UM TERROR PARA MIM, GOSTAVA MUITO DA D. ISABEL, LEMBRO-ME QUE O PROPRIO DESIGN DO COLÉGIO ME FASCINAVA, LEMBRO-ME DAS ESCADAS DE PEDRA PARA O 1º ANDAR ONDE SE ENTRAVA NUM CORREDOR QUE IA DAR AO REFEITORIO QUE TINHA UMA SALA GRANDE SOBRE O COMPRIDO AO FUNDO E DUAS SALAS MAIS PEQUENINAS À ESQUERDA, DEPOIS SUBIA-SE MAIS UM LANÇO E CHEGAVA- SE A UMA AREA ENORME QUE TINHA A COZINHA LOGO À DIREITA E MAIS AO FUNDO UMA SALA DE AULA PENSO QUE DA D. OBLINDA (NÃO TENHO BEM A CERTEZA), À ESQUERDA OUTRA SALA DE AULA E AO FUNDO, E DISSO ME LEMBRO MUUUITO BEM, A ENORME SALA DO ENORME PROF.PINTO MAIS A SUA REGUA DE MADEIRA, LEMBRO-ME DA SALAS DO RÉS DO CHÃO EM QUE IA-MOS PELA ZONA DA CASA DE BANHO AO CENTRO DO EDIFICIO DEPOIS IAMOS DAR A UMA ESPECIE DE SALA COBERTA DE AZULEJOS AZUIS E QUE TINHA PORTA PARA O RECREIO, DESSA SALA PASSAVA-MOS PARA OUTRA DOS ATL ONDE EXISTIA UM PALCO E ATRAVÉS DO QUAL PASSAVA-MOS PARA OUTRA SALA DE AULA JÁ JUNTINHO À RECEPÇÃO E À D. OLGA MAIS OUTRO SENHOR QUE DEVIA SER O MARIDO OU QQ COISA DO GENERO, LEMBRO-ME DA SANDRA MARISA QUE ERA FILHA DA PATROA DA MINHA MÃE E QUE TODOS OS DIAS ME DAVA METADE DA SUA SANDES DE MANTEIGA LEMBRO-ME DE QUE NA ALTURA EXISTIA LÁ UM MIUDO MUITO PROBLEMATICO QUE ESTAVA SEMPRE DE CASTIGO PORQUE BATIA NOS OUTROS, UMA VEZ LEMBRO-ME ATÉ DE O VER COMER CÓCÓ, NÃO ME RECORDO DO NOME DELE, BOM, ENFIM NO FINAL DISTO TUDO RECORDO O CLENARDO COM ALGUMA NOSTALGIA E SAUDADE DOS TEMPOS QUE LÁ PASSEI A TROCO DE 3000 ESCUDOS QUE A MINHA MÃE PAGAVA POR MÊS, MAS COM ALGUMA MÁGOA AO VER QUE AQUILO TUDO SE PERDEU NO TEMPO TORNANDO-SE NUM SIMPLES PARQUE DE ESTACIONAMENTO BANAL

Luis Nogueira disse...

Eu andei no Clenardo no ano lectivo de 1958/1959, andava por lá o Ary dos Santos e muita malta porreira. Estive a fazer Latim do 7º e a repetir Filosofia (para Direito) e Literatura para aumentar a nota e porque o professor de Literatura era um gajo porreiro (grande professor!), o Vitor Santos a quem os frades davam trabalho porque era um perseguido político. Tiveram lá vários porfessores nessas condições e o director era o Padre Miguel que mais tarde foi prior dos Dominicanos no convento deles em Fátima.
Gostei imenso de lá andar e o Rato era então outra coisa. Nós parávamos muito no "Cachorrinho" quando não tínhamos aulas (eu tinha poucas), nos bilhares do jardim Cinema e numa tasca já quase ao dobrar para a r. da Escola POlitécnica onde serviam (quando tínhamos dinheiro) umas sandes de leitão num pãozinho quente que parecia enfornado no céu. Ai saudades, saudades!
Abraços aos veteranos (no meu tempo não havia raparigas)

Luis Nogueira

ié-ié disse...

Obrigado pelas informações. Não sabia que o Ary dos Santos tinha andado lá. Estive com ele na agência de publicidade Latina que, por sinal, é perto.

O que é (era) o "Cachorrinho"?.

Qualquer dia regresso ao sítio.

LT

Luis Nogueira disse...

Caro ié-ié:

"O Cachorrinho" era um pequeníssimo café com uma pequeníssima esplanada (2, 3 mesas) ao princípio da subida da Pedro Árvares Cabral em direcão à Estrela, mais ou menos em frente do Cine Jardim (ou Jardim Cinema?), um que tinha bilhares no rés do chão e cadeiras e mesinhas de palha na sala de projecção. Serviam cervejas e laranjadas durante o filme. Aí conheci um carteirista, viciado em cinemas de reprise como eu, de quem me tornei amigo e de quem estou a escrever a história.
Outros paradeiros do pessoal,. eram a Capela do Rato onde fazíamos umas caldeiradas culturais sem censura. Ainda outro era uma "tasca artística" chamada "A Mansarda" que ficava ali à beira do jardim do Principe Real e onde quem quisesse (fiz eu, fez o Dagoberto Markl, grande amigo e pai do Nuno da TV, e mais malta) podia fazer exposições (pregar na parede) poesia ilustrada. Aparecia por lá o Pomar, que nesse tempo era, ou passava por, revolucionário.
Que infelizes-felizes nós éramos, apesar do cinzentismo, do bico calado, da pide e dessas coisas. E que doidamente vivíamos a vida.
Se queres, posso contar mais. É só dizeres.
E-mail: nogueira1930@live.com.pt

Abraço do
Luis Nogueira

ié-ié disse...

Obrigado pelas memórias, Luís Nogueira.

LT

diariodebordo disse...

Filipe Chibante, a Professora Otolinda diz que se lembra muito bem de si como se fosse hoje! E que foi dos alunos mais bem comportados que teve até hoje! :)

Um beijinho

Filipe Chibante disse...

Marta, Obrigado pelo feedback!!! Bjs a prof Otolinda!!! E nós lembramo-nos bem dela e do externato!!!! Bjs Marta!

Unknown disse...

Andei no Clenardo nos anos 50/60 onde frequentei os 3º.,4º. e 5º anos do antigo ensino Liceal. No 5º. repeti por duas vezes, até que desisti e fui trabalhar. Convivi com os padres e frades cmentados o com os
profs. Vitor Santos, o Dr.Brito, semore de bata branca, que Inglês,o filho do Dr. da Ervanária, em frente ao colégio. De senhoras só recordo a escriturária, e só estudavam rapazes.
Colegas mais "chegados" eram Dagoberto Markl,Duarte Nunu Ivo Cruz,Manuel Alves do Rio, Ferrico de Almeida,Raúl de jogar a bola. o
Ribeiro, o Morgado, um neto do Paulino da Cunha e Silva, e tantos, tantos outros. A 7 de Março, de cada ano, era a Festa do Colégio, onde se incluia uma gincana do scooters, no recreio. Desisti de estudar mas, não me arrependo. Estou reformado bancário há 20 anos e tenho 76. Sou José Manuel Maldonado Vieira. Obrigado e abraços.

Unknown disse...

Eu fui aluno desse velho na terceira classe. Otelinda é um nome familiar. Acho que era a professora da primeira e segunda classe. Ela tinha nariz de papagaio,e acho que tinha ido para a Parede morar.

Unknown disse...

Lembro-me disso,e Lembro-me de ti. Eras conhecida por Anita. Andamos na mesma turma. Tenho ainda uma foto da nossa turma. Então a Otelinda era a professora do infantário.....pensei que era a do nariz de papagaio. Lembro-me que gostava das duas professoras. :)

Unknown disse...

Agora que descreveste o espaço, e lembro-me muito bem no edifício, existia uma sala no fundo do corredor, no segundo andar. Ficava depois da sala de aula do professor Pinto,e diziam que era uma sala assombrada.
Lembrei-me que nos nesse corredor,a uma certa hora, ficávamos a ver televisão, e viamos series como o Heman e os três mosqueteiros e o bocas. Lol

Unknown disse...

Nao dá para colocar fotos aqui?
Queria por a foto que tenho da minha turma da primeira classe. :)

Tânia Galinho disse...

Por curiosidade como todos vós, fiz uma breve pesquisa e visualizei este blog.
Andei no colégio até ao seu fim, e sei que não chumbei na 4ª classe porque tiveram pena de mim 
O prof Pinto …… um nome que nunca esqueci …. Era terrível, todos os dias batia em alguém … lembro-me de um Miguel que tantas vezes experimentou a régua de madeira… e aquele anel enorme…. Quem se lembra…. Meu deus.
Lembro-me da prof Ana, da D. Otolinda e da D Isabel.
E aquelas escadas fantásticas para descer com o rabiosque no chão (coisa que a D Otolinda tanto se zangava connosco 
Fiquei com muita pena quando me desloquei à Rua do Salitre com o meu filho e vi apenas um estacionamento…  o nosso património é constantemente destruído para dar lugar a edifícios sem qualquer graça, de linhas retas, e que nada tem a ver com a nossa cidade … enfim.

Anónimo disse...

eu tb andei no Clenardo, acho que em 1968/1969,na 3ª e 4ª classe do primário.Fui colega de turma do Mário Rui Rocha Pinto, que era meu melhor amigo, lembro-me bem.Perdi contato com ele. Alguém,por acaso, é dessa época e foi colega dele também e até depois? Alguém sabe do seu paradeiro? João.

ié-ié disse...

Em 68/69 já eu tinha saído há uns 3/4 anos...

LT

Anónimo disse...

Boa noite a todos, também andei no Clenardo, da 1' a 4' classe, tal como alguns de vos, levei uns tabefes do Prof Pinto, uma vez , a minha mãe fez queixa à D. Olga da secretaria, lembro-me que o inchaço da minha cara devido ao anel, durou uns dias a desaparecer. Lembro-me da prof Ana Maria da Infantil e da D Isabel do refeitório, que nos enfiava a sopa pela goela abaixo. Tenho uma recordação de tentar retirar os xuxus do muro da PGR e do dia do Laço, também fui aluno de quadro de honra. Enfim, saudade.

Filipe Chibante disse...

anónimo, isso foi em que ano? como se chama?

Unknown disse...

Existia quandros de honra? Nunca liguei a isso. :)

ié-ié disse...

sim, existiam...

LT

Anónimo disse...

Boa Noite! Andei no Externato de 79-82 e pelos comentários que li já vi que tenho aqui alguns colegas. A Margarida Lapa, o Filipe Chibante, o Nuno Silva, ele falou da Sandra Marisa também. Não me recordo se eramos todos da mesma turma ou das mesmas idades, mas na mesma altura andamos lá, pois todas as pessoas referenciadas pela Margarida, reconheço-as todas. Eu andava com a minha prima na escola, sou a Susana Paula Calapez Lourenço e a minha prima é Célia Maria Calapez Fonseca, costumávamos brincar também com duas irmãs, chamadas Cláudia, que era mais velha e a Paula, lembro-me de outros irmãos que eram a Sandra e o Rui e de uma menina chamada Rossana, também acho que tinha lá um irmão. É a primeira vez que encontro informações sobre antigos alunos do Colégio, pois já tinha procurado sem sucesso.

CarlaM disse...

Olá,

Também andei no externato Clenardo de 79 até ao fim...lembro-me de todos os professores e a D.Isabel. A Directora a D.Olga, que quando saíamos para visitas de estudo parava o transito nas passadeiras de braços abertos para passarmos.

Foi mais um momento de aprendizagem e crescimento na minha vida...

Velhos e bons tempos...

Saudades.

Carla

Anónimo disse...

TAMBÉM ANDEI NO CLENARDO DE 1962 A 1965. LEMBRO-ME DE VARIOS COLEGAS POR EXEMPLO PIMENTA DA GAMA, ARANHA, PAIVA RAPOSO, LUCENA, ETC. TAMBÉM DO PADRE JORGE E DOS PROFESSORES DE INGLES BORGES DE SOUZA E FARIA, ESTE ÚLTIMO QUE SAIU E INICIOU UM COLÉGIO EM ARRUDA DOS VINHOS. LEMBRO-ME DE FALTARMOS ÀS AULAS E IRMOS PARA O JARDIM CINEMA JOGAR AOS MATRAQUILHOS E AO BILHAR. BONS VELHOS TEMPOS QUE NOS FAZEM SER NOSTÁLGICOS. J.S.

Francisco Gomes de Amorim disse...

Mais que andou no Clenardo, só que um "pouco" antes: desde 1937 a 1941! Mais um dia ou dois conto alguma coisa desse tempo e desse colégio. Abraço a todos

luis disse...

Andei no Clenardo até ao 2 ano do liceu ....6 anos da minha infância.
Ninguém sabia o meu nome , só me conheciam pela minha alcunha...o doutor.
Desses tempos não ficou nenhuma amizade.
Tenho pena, pois eram uns colegas(amigos) com que podiamos contar.
E o campo de futebol com a árvore no meio???!!! Recordam-se?

luis disse...

No meu tempo, inicio dos anos 60, não havia professoras. Recordo-me do padre Jorge,,do frei domingos do prof.calado. Muitos outros havia e a maior parte dos professores eram freis ou padres.

Paulo Pereira disse...

eu andei por la nos anos 80. Fui aluno do Professor Pinto (3º e 4º anos... nao guardo boas memorias dele... era bastante violento. Recordo me do recreio, do ginasgio... adorava os peneus... da cantina... Fiz a 3 e 4 classe no colegio. Era interessante reencontrar colegas. Nomes... so me recordo da Pandora e pouco mais... https://www.facebook.com/paulo.resende.pereira

Paulo Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Pereira disse...

eu julgo que andei no colegio no fim dos anos 80... 1986/ 1987/ 1988?!
https://www.facebook.com/paulo.resende.pereira

José Couto disse...

Caros Amigos.
Também eu fui aluno no Colégio de Clenardo, nos anos de 1965 a 1970.
Acabo de iniciar no Facebook uma página com o titulo "Colégio de Clenardo - Antigos Alunos" e já conto com alguns elementos da época, tais como o António Luis Dias Nobre, o João Gentil-homem, o Luis Godinho...mas todos são benvindos.
Apareçam, escrevam, contem as vossas memórias, tragam outros ex-alunos.
O Clenardo do tempo Dominicano e o Clenardo do tempo do Dr. Pina Vidal e da D. Olga não pode, nem deve, ser esquecido na história.
Fico à vossa espera.
José Eduardo Ferreira Couto

João Carlos Silva disse...

Pois também lá andei pelos anos 60. Fiz apenas do 3º ao 5º ano. Recordo-me de alguns nomnes de colegas como: Pedro Caldeira Cabral ( aproveitando os tempos de recreio para tocar guitarra no ginásio), os dois irmãos Supico ( que habitualmente chegavam de Cooper S com motorista), os outros dois irmãos Pollignac de Barros ( que também por vezes chegavam de Rolls com motorista, obviamente), o Joaquim Alves Pereira hoquista do CACO. o Fernando Ricardo que se tornou fotojornalista premiado do jornal A Capital e depois da Associated Press, e alguns mais cujos nomes já me escapam (penso que o João Gentil-Homem - pequenino, olhos "esbugalhados" ??? - tb é do meu tempo). Recordo o Dr. Calado. prof. de matemática, O Padre Alberto - o tal que arregaçava o hábito e jogava à bola connosco no pátio e o famoso Padre Jorge Pinto Lereno - irmão do actor Manuel Lereno - que dirigia um jornal (O Arauto, se não me engano) e era realmente uma personagem sinistra, homossexual descarado. Foram bons tempos... João Carlos Silva

Anónimo disse...

Rectifico: o padre bom de bola era o Padre Gil não o Padre Alberto...

fiat500L disse...

E o padre Domingo

Anónimo disse...

A quem interessar a foto
https://ephemerajpp.com/2021/02/13/entradas-fotografias-4/

Paulo Pereira disse...

Ola, eu fiz o 3 e 4 ano no colegio com o Prof Pinto. A minha ama tambem trabalhava no colegio. Tomahawk conta de mim depois das aulas no 3 ano. Lambro me de uma filha da Dona Isabel.

Paulo Pereira disse...

Acho que me recordo de ti... uma vez ficamos a brincar com outro colega no recreio no ultimo dia de aulas do meu 4 e ultimo ano no colegio. O colega passava sempre um mau bocado com k professor Pinto. Tambem me recordo da Pandora q vivia no predio em frente do colegio. Paulo Pereira

Mário pereira disse...

Foi por causa desse padre que deixei o Clenardo. Devia de estar no 4° ano. Falei do assunto com o meu pai e dali rumei ao Colégio Nuno Álvares em Tomar. Lembro-me também dos gémeos, acho que , de nome Cirne