sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

ESTREIA AO VIVO DOS DELTONS


A primeira notícia que consegui recolher dos Deltons é de 1965, 04 de Maio.

No mês anterior, participaram num Festival Yé-Yé organizado pelo Duo Ouro Negro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Foi a sua estreia ao vivo. Em palco, estiveram também os Ekos e os Sheiks e João Martins ("23ª Hora") como apresentador.

Quisémos fazer um festival de ritmos modernos, tal como é vulgar nas grandes capitais europeias, destinado ao grande público. Existem muitos conjuntos, de real valor, ainda no anonimato. Por isso mesmo, demos a oportunidade aos "yé-yé" de poderem apreciar os Ekos, os Sheiks e os Deltons, justificou Raul Indipwo.

Descreve a "Plateia":

Luís (Moutinho) estava muito zangado, porque no decorrer da actuação do seu grupo, aconteceu um curto-circuito e... como todos os instrumentos são eléctricos... De qualquer maneira, tanto ele como o Luís Gonçalves, o João Silveira e o Francisco Silva mostraram grande regozijo:

Foi uma oportunidade única para nos lançarmos, dado que foi a nossa estreia em público. Gostámos muito de actuar no Coliseu, muito embora esta sala não ofereça garantias quanto ao som
.

Os Deltons voltariam a tocar ao vivo na grande final do Concurso Yé-Yé realizada no Teatro Monumental, em Lisboa, no dia 30 de Abril de 1966, como convidados especiais.

A Imprensa só dá conta da vitória dos Claves e da polémica com os Rocks, desinteressando-se de tudo o resto, pelo que não consegui documentar a actuação dos Deltons. Nem sequer sei se Luís Moutinho ainda lá estava.

Fernando Tordo fez parte da banda, antes de ingressar nos Sheiks.

2 comentários:

Queirosiano disse...

Esta foi a primeira formação, que tocava coisas dos Swinging Blue Jeans e dos Stones. O centro do grupo era o Luis Antero Gonçalves, um guitarrista de grende nível. Em 66 decidiu mudar o estilo do grupo e substituiu o outro guitarrista e o baixo pelo Fernando Tordo e pelo Jaime Queimado, respectivamente. O som passou a basear-se mais nos Hollies / Lovin' Spoonful, com notáveis harmonias vocais. Penso que na altura eram mais evoluídos musicalmente que os Sheiks, embora não tocassem originais.
O grupo acabou cedo demais (finais de 67 ?). O Luis Antero foi estudar para Londres, onde viveu bastantes anos.

luizscot disse...

Dear Luis,
Thanks.Yes,I did play at the Final of the Concurso Ye-Ye!I had an illuminated drum kit....
Luiz Moutinho.