segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

BARRY McGUIRE DÁ A CONHECER PF SLOAN


RCA TP-238 - edição portuguesa

Obviamente que esta interpretação de "Eve Of Destruction", por Barry McGuire, tem o seu lugar na História pela importância e alerta que representou na juventude de então, pelo menos na juventude que se interessava por este tipo de problemas.

Mas há nesta vitalidade de Barry McGuire um outro desiderato que não pode, nem deve, ser escamoteado: o de dar a conhecer ao Mundo esse grande (e injustiçado) talento que dá pelo nome de PF Sloan ("Take Me For What I'm Worth", "Where Were You When I Needed You", "Let Me Be", "Can I Get To Know You Better"...)

6 comentários:

filhote disse...

Não me perguntem por quê... talvez seja a entoação pungente de McGuire... mas sempre detestei o "Eve of Destruction"... é mesmo um dos meus ódios de estimação...

A canção - só conheço esta versão -, soa-me sempre pretensiosa, como uma espécie de imitação rasca do Dylan.

Fantomas disse...

Concordo plenamente contigo!!! Sem contar que o gajo era um belo de um idiota.

JC disse...

Filhote:
Existe tb a original, do P. F. Sloan. Infelizmente só tenho em vinil, se não mandava-lhe um ficheiro. Existem tb mais umas 4 versões de intérpretes que desconheço quem sejam, entre os quais um tal Geoff Harrison. Se alguém souber quem é...

Quanto ao McGuire e ao P. F. Sloan, eu gosto, mas a Rolling Stone, p. e., odeia. É a vida...

Rato disse...

Pois a mim sempre me encantou esta Eva. E é claro que não tem nada a ver com o Dylan, nem julgo que o pretendesse ter. Nunca ouvi foi qualquer uma das outras versões, por isso não tenho termo de comparação. Mas gosto da voz do senhor McGuire. Tenho uma caixa dos Mamas and Papas onde vêm umas interpretações conjuntas bem interessantes.

ié-ié disse...

Não conheço muitas mais versões, a não ser a de PF Sloan, Grassroots, Turtles, Frank Black e Angel Corpus Christi.

LT

filhote disse...

Pode nada ter a ver com o Dylan, de facto, mas na série documental da História do Rock "Dancing in the Street" - excelente, por sinal -, depois de ser comentada a intervenção social do Dylan, é salientada a aparição de vários "derivados"... e nesse preciso instante, aparece o Barry McGuire a interpretar "Eve of Destruction" num programa de TV - tudo muito pretensioso, ele e o programa!