terça-feira, 25 de dezembro de 2007

TOP 10 OF EVERYTHING 2008


O meu filhote mais novo sabe que o Pai gosta destas coisas de listas, tops, etc, e disso não se esqueceu neste Natal. Já acompanho estes livros de Russell Ash há algum tempo. São bem interessantes.

A primeira coisa que faço é ver as citações portuguesas. São cada vez menos.

Na edição de 2008 está, por exemplo, o Terramoto de 1755 como o quinto pior tsunami de todos os tempos (10.000 mortos). O pior foi o de há 3 anos no sudeste asiático (186.983).

Portugal é o 10º produtor mundial de nozes. Ou será de malucos? (nuts).

Somos também o 10º país do Mundo na reflorestação. Maria de Lourdes Pintasilgo foi a 7ª mulher do Mundo a exercer as mais altas funções executivas, a primeira foi Sirimavo Bandaranaika, no Sri Lanka, em 1960 (nesta altura chamava-se Ceilão o país).

O português é a quinta língua mais falada no maior número de países - 10. A primeira é o inglês, falado em 51 países. Em 2050, o português será a sexta língua mais falada do Mundo, a seguir ao chinês, hindu, árabe, inglês e castelhano.

Somos o 9º país comilão em batata.

No desporto, onde eu julgava que haveria mais citações, temos só, afinal, a de António Pinto com o 2º melhor tempos de sempre na Maratona de Londres.

Sem comentários: