terça-feira, 31 de maio de 2011

PORTUGUÊS FEZ DULCIMER PARA OS STONES


Segundo o "Diário Popular", de 10 de Setembro de 1966, o jovem que talvez se perceba na imagem, Vítor da Costa, então com 28 anos, terá construído o dulcimer, que também talvez se veja, para os Rolling Stones, enquanto artesão da Jennings Musical Industries, de Dartford, Kent, Inglaterra, construtores desse ícone dos anos 60, Vox (amplificadores, etc).

Vítor da Costa, que começou na Escola de Guitarras, da avenida João XXI, em Lisboa, foi em Março de 1966 para Inglaterra, empregando-se na Jennings.

O vespertino lisboeta destaca que Vítor da Costa "não se limitou a ser um funcionário zeloso e competente, mas pôs o seu espírito inventivo a trabalhar e deu origem a um novo tipo de viola-acústica-baixo, que foi muito elogiada pelos dirigentes da empresa e está a ser produzida em série".

A Jennings encarregou também Vítor da Costa de "adaptar à moderna acústica eléctrica um instrumento que teve os seus dias de ouro nos "bons velhos tempos", nos "saloons" cheios de vaqueiros do Oeste americano".

"Parece-se com uma guitarra muito esguia e eles tocavam-na pousando-a sobre os joelhos e tangendo as suas quatro cordas um pouco à maneira da guitarra havaiana.

"Recentemente, Brian Jones, um dos Rolling Stones, pediu à Vox um instrumento desses com amplificador e a casa entregou o assunto nas mãos de Vítor da Costa".

"Limitei-me a copiá-lo, a fazer-lhe algumas alterações e a adaptá-lo electronicamente", disse Vítor da Costa, citado pelo jornal.

"E assim, o primeiro "dulcimer" eléctrico (é esse o nome do instrumento) está presentemente com os Rolling Stones", conclui o jornal.

13 comentários:

bissaide disse...

História bem interessante, desconhecia!

O Brian Jones já antes tinha usado dulcimer no "Lady Jane" - pelos vistos, os Stones tinham mesmo uma fixação pelo instrumento ;-)

filhote disse...

É verdade, sim senhor...

Anónimo disse...

grandesgrupos-Portugal

filhote disse...

Apenas um reparo ao comentário do Bissaide (4 anos depois):

A frase "Brian Jones JÁ ANTES TINHA usado dulcimer no Lady Jane" está mal aplicada em termos cronológicos.

Se pensarmos que as sessões de "Aftermath" vão de Dezembro de 1965 a Março de 1966, podemos facilmente concluir que o dulcimer de "Lady Jane" é o mesmo de Vítor da Costa.

Nota - é possível ver e ouvir Brian Jones tocar o dulcimer em vários programas de TV da época. "Lady Jane" no Ed Sullivan Show, "I Am Waiting" no Ready Steady Go, etc, etc...

bissaide disse...

Pois, Pedro, ao fim de tanto tempo!

Mas tendo as sessões terminado em Março de 1966, como apontas, e tendo este nosso compatriota entrado para a Jennings nesse preciso mês, será credível que o dulcimer seja o mesmo?

filhote disse...

Bom, se o Vítor da Costa só entrou na Jennings em Março de 1966 - só agora reparei nesse detalhe -, o dulcimer das sessões de gravação era outro. Bem observado, Bissaide!

Mesmo assim, arrisco então afirmar que o dulcimer (electrificado)de Vítor da Costa será o utilizado nos citados programas de TV, e até nos shows - como aquele gravado para o LP "Got Live If You Want It!"

Agora, talvez estejamos mais próximo da verdade...

ié-ié disse...

Queria ver era se encontrava este Vítor Costa...

Ainda não perdi a esperança...

LT

filhote disse...

Será que pertence à família de Duarte Costa? Pelo menos, trabalhou na loja/escola da Avenida João XXI...

ié-ié disse...

Já tinha pensado ligar para lá... entretanto, mandei um email à Jennings... será que responde?

LT

filhote disse...

Tudo é possível, Ié-Ié...

ié-ié disse...

Estou a pensar no vosso livro...

LT

filhote disse...

Eu sei...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.