quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

NUNO SEBASTIÃO ESCREVE SOBRE ELVIS PERKINS


Oh diabo! Mas quem é que me manda dar sugestões... escrever sobre um disco, eu é mais números... (o meu amigo Nuno, amante de acoustic guitars, é, profissionalmente, gestor e controlador de orçamentos, de projectos...).

Posso dar dois apontamentos.

Primeiro, factos! E, desde já, dar os créditos a Lia Pereira, da Blitz (tenho por hábito estar atento à rubrica "Quase Famosos").

Elvis Perkins, 31 anos, é filho do actor Anthony Perkins, protagonista de "Psico", de Hitchcock (adorava os filmes de cowboys dele quando eu era miúdo - nota do editor), e da fotógrafa Berry Benson.

O álbum de estreia, "Ash Wednesday" foi lançado este ano. A trágica morte da mãe, passageira de um dos vôos que chocaram com as torres do World Trade Center, adiou a estreia, mas foi também a sua principal inspiração, a começar pelo título, "na quarta-feira, 12 de Setembro apenas restavam as cinzas delas", curiosamente o pai morrreu no mesmo dia.

Revê-se nos pares com que é comparado (Ryan Adams e Rufus Wainwright), aos quais acrescenta uma paixão pela bossa-nova (pelos vistos já tentou aprender português...) e música indiana.

Fãs de George Harrison, podem ficar descansados ou desapontados, não se ouve nenhuma cítara... mas há violinos, harmónica, trompetes e bombos.

Segunda nota pessoal. Sempre que vou ouvir um álbum de "matriz" folk, crio uma grande expectativa, estou sempre à espera da próxima "big thing".

Ouvi a primeira música - "While You Where Sleeping" - e no final pensei "mais um armado em Zach Condon dos Beirut".

Ao ouvir os três primeiros temas, já lhe tinha vaticinado um "não me convence", mas eis que à quarta faixa - "Moon Woman II" - o disco começa efectivamente para mim e daí em diante só tenho a dizer bem.

Repetida a audição duas vezes, a voz deixa de soar estranha e o disco, todo ele, torna-se bastante agradável.

Uma curiosidade, o Elvis usa uns oculinhos à Lennon, que, segundo parece, também já foram imagem de marca do autor do blog.

Nuno Sebastião

3 comentários:

ié-ié disse...

Grande Nuno, obrigado pela contribuição! Fico à espera de mais!

LT

filhote disse...

Hum... este disco promete... vou procurá-lo...

É de textos destes que o nosso povo gosta, Ié-Ié, úteis e sugestivos. Parabéns e obrigado!

ié-ié disse...

Depois de ler este texto, até eu vou encomendar o disco! E não é por o Nuno ser meu amigo!

LT