segunda-feira, 18 de abril de 2011

6ª ELIMINATÓRIA SEM GRANDE HISTÓRIA


Não teve grande história a 6ª eliminatória do Concurso Yé-Yé realizada no dia 02 de Outubro de 1965 no Teatro Monumental, em Lisboa, com apresentação de Henrique Mendes.

A própria Imprensa da época relata que o "público estava menos agitado". Mas encontrou uma justificação: "(o público) compreendeu que não era possível continuar-se com um clima tão excitado, como o que em semanas anteriores obrigou à intervenção da polícia".

A esta distância de mais de 45 anos, nem os músicos nem as bandas participantes ficaram para a história.

Como quer que seja, não deixa de constituir um pedaço de história da música nacional e da sociedade portuguesa de então.

O vencedor da eliminatória foi uma banda da Trafaria, Clips (na foto), com 31,5 pontos.

Seguiram-se os Kappas, de Lisboa, com 16 pontos, os Ratones, de Vila Real de Santo António, com 13 pontos, e os 5 Cês, de Palmela, com 7 pontos.

Os Electrões, de Castelo Branco, acabaram por não actuar devido a doença de um dos seus músicos.

Vestindo casaco escuro com botões prateados, camisa azul e calças cinzentas, os Clips eram formados por estudantes, Luís Correia, 19 anos, baixo, José Bandeira, 18 anos, bateria, José Guimarães, 19 anos, viola-acompanhamento, e Luís Queirós, 14 anos, solista.

Tocaram, entre outras, "Shindie" e "Ramble". Presume-se que era um conjunto tipo Shadows.

Os Kappas, ex-Facões, usaram um K encarnado no lado esquerdo do casaco. Também eram todos estudantes e, provavelmente, também era uma banda instrumental (por isso talvez o público estivesse "menos agitado").

Eram formados por Jorge Manuel, 18 anos, solista, Mário Tavares, 18 anos, bateria, António Garret, 15 anos, baixo, António Bizarro, 16 anos, viola-acompanhamento. Tocaram "Passagem Proibida", "Cruel Sea", "Boys".

Os Ratones só tocavam nas férias já que não queriam prejudicar os estudos. Eram formados por Élio Rodriguez, 17 anos, viola-solo, Jorge Madeira, 17 anos, viola-baixo, e José Raimundo, 19 anos, bateria.

Tocaram a "Dança de Zorba", "Choro", da autoria do conjunto, "Flamenco" e o "Copo" (seria a música dos Sheiks?). Vestiam "calça azul vaqueiro", camisa branca toda aberta no peito a ver-se uma camisola de riscas azuis (t-shirt?).

Finalmente, um outsider do Concurso, os 5 Cês, de Palmela, que de yé-yé nada tinham, eram mais um conjunto típico, privativo da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela.

Vestiam camisa, calças e sapatos brancos e colete de malha verde e tinham todos mais de 20 anos, um mais de 30.

Eis os nomes: Manuel de Matos, 23 anos, acordeonista, industrial de padaria, Lourenço Camolas, 26 anos, saxofonista, carpinteiro de construção civil, Hermínio Coelho, 27 anos, vocalista, operário fabril, José Luís Camolas, 34 anos, bateria, funcionário público, Cordeiro Fidalgo, 27 anos, viola, funcionário público, e Sérgio Camolas, 23 anos, solista e piano, empregado de escritório.

Eis a descrição da Imprensa:

O conjunto tem 12 anos de experiência (...) Neles é louvável a intenção com que se apresentaram a este concurso: o facto de se tratar de uma iniciativa a favor das Forças Armadas que se encontram no Ultramar, um dos seus elementos regressou há pouco de Angola.

A assistência não gostou da sua actuação e pelos vistos o júri também não: conquistaram apenas 7 pontos
.

Sem comentários: