terça-feira, 13 de novembro de 2007

VEM AÍ A PRIMEIRA ENXURRADA


Não fazem por menos! De uma assentada, saem no dia 29 de Novembro os cinco primeiros CDs da colecção Do Tempo Do Vinil, da Valentim de Carvalho/Som Livre, dirigida pelos jornalistas Jorge Mourinha e Miguel Cadete.

Só espero que esta pujança não se fique por aqui.

"Independança", dos GNR, "Com Uma Viagem Na Palma Da Mão", de Jorge Palma, "Alibi", de Manuela Moura Guedes, "Missing You", dos Sheiks, e "Mistérios e Maravilhas", dos Tantra, são os cinco primeiros bébés em digipack.

Nunca editado em CD, "Independança" é o primeiro álbum dos GNR, editado em 1982. Sai agora em CD duplo com sete canções-extra, entre as quais o EP de 1983, "Twistarte", e o primeiro single, "Portugal na CEE", de 1981.

O primeiro álbum de Jorge Palma, de 1975, também nunca tinha visto a luz do dia em CD. O próprio Jorge Palma presta um depoimento sobre a criação deste disco.

"Alibi" surge igualmente pela primeira vez em CD. Foi originalmente publicado em vinil em 1982. Os GNRs Rui Reininho, Vítor Rua e Tóli César Machado escreveram, tocaram e produziram todas as canções. O single de 1981, "Foram Cardos, Foram Prosas", de Miguel Esteves Cardoso e Ricardo Camacho, também aqui está incluído.

O álbum dos Sheiks é talvez o que apresente menos surpresas. O fundamental da sua obra está publicado em CD - embora descontinuados - com excepção das versões espanholas de "Missing You" e "Tell Me Bird", um verdadeiro delírio. Trata-se de uma compilação que reúne 28 canções de 1965 a 1967 editadas pela Valentim de Carvalho. De fora, ficam apenas os álbuns "Pintados de Fresco" (1979) e "Sheiks Com Cobertura" (1980), da Nova, ambos inéditos em CD.

O único destes cinco álbuns que já tinha visto a sua edição em CD é "Mistérios e Maravilhas", dos Tantra, de 1977, que surge aqui com o primeiro single, "Novos Tempos", de 1976, este sim, inédito em CD.

Uma segunda leva, para 2008, está já a ser pensada, com álbuns dos UHF, Petrus Castrus, Quinteto Académico, Telectu.

É caso para perguntar o que andou a fazer a Valentim de Carvalho até agora.

14 comentários:

bissaide disse...

Bem-vindas sejam estas reedições!

Fantomas disse...

O que será que aconteceu na VC!!!!
Devem estar doentes!!!!

ié-ié disse...

É a Som Livre que está a trabalhar, não a VC. Essa, está quietinha. Só recebe.

LT

Rato disse...

Ora bem, está então explicado este inusitado surto de boa vontade. Mas porque será que os portugueses chegam sempre tão tarde a tudo?
Entretanto alguém sabe quem são os rostos dessa tal Som Livre? Convém dizer os nome para que os possamos aplaudir publicamente!

ié-ié disse...

José Serrão que me ficou a dever um Zippo dos Rolling Stones e Paula Homem, que é uma jóia de pessoa.

LT

Anónimo disse...

Deixo uma questão aqui aos mestres talvez me consigam explicar o porquê de go graal blues band ainda não ter sido editado em cd ? será que vêm nessas iniciativas novas? um abraço a todos

bissaide disse...

Penso que para já não estão planeadas reedições da Go Graal Blues Ban. É um facto que não existe nada deles em CD...

Edward Soja disse...

Bem, estas reedições enchem-me de alegria. Eu já tinha anunciado (Fui mera correia de transmissão... Mas não é o que todos somos?) que iriam sair em cd, pela primeira vez, os discos do Grupo de Acção Cultural, um do Jorge Palma (parece que foi agora, eheh) e mais outros. A nota, quase despercebida, vinha naquelas compilações que o Público lançou aqui há uns meses.

Mas essa de serem caixas de cartão (vou omitir o termo inglês...) é que eu não estava à espera! Sim, senhor!. Bem, o Independança e tal, tudo bem (vamos por partes...), mas por quanto tempo mais vai ficar pelo vinil o Defeitos Especiais? Esse, sim, um disco e pêras!

Manuela Moura Guedes, ok. Tudo bem. Acho muito bem. Até porque a obra dela está apenas em vinil, não é verdade? (não contando, claro, com a óbvia canção para as compilações da década e tal...)

Sheiks e os outros, pronto. Acho bem, também.

Mas há qualquer coisa que está a falhar. E é muito grave. Pois o que é, então? É que há músicas do Zé Mário Branco que estão apenas nos vinis. E o primeiro disco dele? Alguém o tem? O "Seis Cantigas de Amigo"? Presumo que apenas o seu autor e poucos mais o tenham e conheçam...

Já agora, façam as vossas listas de discos em falta. Está lançado o mote. Cá nos vemos, tout de suite...

Obrigado, amigo Ié Ié

ié-ié disse...

Álbuns, tenho de pensar muito bem, porque acho que não há muito bons álbuns de música portuguesa (excepção para "Até ao Pescoço", de José Jorge Letria).

Agora, compilações sim e muitas à cabeça dos quais o Conjunto Mistério. Sei lá, depois, podem vir os Ekos, Conchas, Daniel Bacelar (se não ele zanga-se comigo!).

Mas o que eu faria era o "Caloiros da Canção" como o nosso amigo Rato. Titãs, adoro os Titãs! Filarmónica Fraude...

LT

Fantomas disse...

E porque não o "No Teatro Monumental" do Conjunto João Paulo???? O 1º LP de uma banda Pop a ser editado em Portugal!
Já agora, o 1º LP do Fausto de 1969, o 1º Lp do José Cid, os 1ºs LP`s do DUO OURO NEGRO.
Há tanta coisa ainda por reeditar...

ié-ié disse...

Sei que o primeiro álbum do Fausto (uma boa ideia, fantomas!) está nas cogitações da Universal, que também está a digitalizar tudo o que é antigo. O problema são as fitas. Ninguém as encontra. Devem andar perdidas pela Holanda.

Já agora, lembrei-me também dos LPs de José Almada. Aos poucos e poucos construiremos aqui uma boa lista e, quiçá, faremos uma petição online.

LT

bissaide disse...

Muito boas ideias por aqui andam! O LP de 1966 do Conjunto João Paulo está nos planos da VC/Som Livre, ao que parece. Quanto à Universal, tem de facto muito bom material na viragem da década de 1960 para a de 1970, mas em formato EP e single.

Titãs - gosto bastante também, especialmente do 3º e últimp EP, que é para mim um dos melhores exemplos do psicadelismo em Portugal. A versão do "Mira-me Miguel" - transformada em "Mira-me Maria" - é extraordinária, com o seu ritmo hipnótico.

Edward Soja disse...

Sim, penso que é importante "atirarmos" para aqui aquilo que DEVE estar acessível em boa qualidade.

Fernando Tordo, Anamar, o álbum Ser Mario, dos Delfins (sei que não é da Vadeca...) a necessitar urgentemente e há alguns anos de reedição)...

A Movieplay devia reeditar os Ocaso Épico e fazer compilações com todos os Epês que a Dansa do Som lançou, a Candy Factory devia pôr em cd os Linha Geral, a El Tatu devia pôr os Ecos da Cave em cd, a Polygram os Peste & Sida...

Mais... por exemplo, os primeiros dois álbuns da Lena d'Água. Acho que era merecido, também...
(Desculpem lá esta minha fixação mais pelos 80... ;) )

E já que se falou no José Almada, alguém sabe onde param os discos do Tino Flores? Esse é que era!

LPA disse...

E o AP Braga?

LPA