quinta-feira, 15 de novembro de 2007

1966 (1)

O ano de 1966 foi provavelmente o mais prolífero e significativo do chamado yé-yé português. Por isso considerei interessante dar uma vista de olhos sobre o Portugal do dia-a-dia dessa altura.

Assim sendo, de vez em quando aqui darei nota do que me vou apercebendo.

Para a estreia destas notas, escolhi uma situação de trânsito em Lisboa que ainda hoje ocorre 41 anos depois e em piores condições como explicarei.

A situação retrata a confusão, o caos, frente à Igreja de São Mamede, em Lisboa, com viaturas em todas as direcções.

Escreve o Diário Popular de 11 de Fevereiro de 1966: o trânsito na rua da Escola Politécnica é o que todo o lisboeta sabe: um desafio aos nervos e à capacidade de resistência de quem tem de utilizar aquela artéria, sobretudo em horas de ponta.

Acrescento agora que a situação é pior. É que eu próprio me lembro de ver, na altura, um sinaleiro a (tentar) regularizar o trânsito. Hoje em dia nem sinaleiro, nem semáforos. Só o caos.

2 comentários:

filhote disse...

Ainda apanhei a época do polícia sinaleiro...

Francisco disse...

Também sou um absoluto apaixonado por 1966 ! Acho que foi um ano mágico ... pelo menos para aqueles como eu que ainda julgavam que tudo era ainda possível !