domingo, 7 de outubro de 2007

POPOLOGIA

Em 1968, a Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (AAFDL) organizou um ciclo de conferências sobre a cultura pop a que deu o título genérico de Popologia - Mitologias do Mundo Contemporâneo.

Como não foi autorizada a sua realização na Faculdade, a AAFDL contou com a aquiescência da Sociedade Nacional de Belas-Artes e o ciclo fez-se de 19 a 29 de Março, às terças e sextas, às 18 horas. Os filmes projectaram-se no cinema Europa.

O grande motor desta iniciativa foi Manuel Castilho, que viria a formar-se em Direito, mas que preencheria a sua vida futura noutro tipo de actividades, como a Arquitectura e as Antiguidades.

Foi aliás na sua Loja de Antiguidades, em Londres, que deu trabalho à sua prima madeirense Ana Paula da Silva (ex-Raincoats) e onde Kurt Cobain foi à procura de discos da banda.

Dada a sua sensibilidade artística, Manuel Castilho produziu o cartaz do ciclo, onde se vê um avião em rota de colisão com o Empire State Building.

O ciclo abriu no dia 19 de Março com a sessão dedicada à Música Pop e os seus aspectos estéticos e implicações sociais, políticas e morais.

Discutiram o assunto João Manuel Alexandre (programa "Em Órbita"), Ruben de Carvalho (director da Festa do Avante e actual vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa), Manuel Jorge Veloso e José Duarte. Também houve uma intervenção de Jorge Peixinho.

Serviram de discos-base de análise, "Semi-Detached Suburban Mr. James" (Manfred Mann), "Dedicated Follower Of Fashion" e "Dead End Street" (Kinks), "Eleanor Rigby", "She's Leaving Home", "Paperback Writer" e "Dr. Robert" (Beatles), "I'm Gonna Get Me A Gun" e "Mathew And Son" (Cat Stevens) e ainda trechos de Bob Dylan e de Simon and Garfunkel.

No dia 22, foi a vez das Artes Plásticas com Rui Mário Gonçalves, José Augusto França e Fernando Pernes.

O cinema (dia 26) discutiu-se com Jorge Silva Melo, Fernando Lopes, João César Monteiro, António Pedro de Vasconcelos, Luís Galvão Teles, Eduardo Paiva Raposo e Fernando Guerreiro.

No cinema Europa, a Quinzena Pop compreendeu "Os 4 Cabeleiras do Após Calipso" ("A Hard Day's Night"), de Richard Lester, com os Beatles, "A Máscara de Superargo" ("Superargo Contro Diabolick"), de Nick Nostro, com Ken Wood e Monica Randal, "Como É Bom Amar" ("Bye, Bye Birdie"), de George Sidney, com Janet Leigt, Dick Van Dyke e Ann Margret, "Modesty Blaise, A Mulher Detective" ("Modesty Blaise"), de Joseph Losey, com Mónica Vitti, Terence Stamp e Dick Bogard, e "Tarzan e a Caçadora" ("Tarzan and the Huntress"), de Kurt Newman, com Johnny Weissmuller e Brenda Joyce.

O prospecto da Quinzena rezava: preços pop(ulares): 10$00, 12$50 e 15$00.

O ciclo concluiu-se no dia 29 com um debate moderado por Pedro Vieira de Almeida ("o pop e a realidade nacional" e José Ferreira de Almeida ("movimentos de juventude: beatnicks, provos e hippies").

9 comentários:

josé disse...

O Ruben de Carvalho foi director do jornal Disco, música e moda que saía no início dos anos setenta, dedicado ao fenómeno da música popular e em imitação do Disc music and echo inglês.

Interessante.

ié-ié disse...

Obrigado pela informação. Curiosamente, estou à espera de alguns exemplares do "Disco, Música & Moda". Durante Lisboa-94, Ruben Tristão de Carvalho (como o conhecíamos nos anos 60) trabalhou também em vários projectos de fado. Também ainda tenho alguns exemplares do "Disc And Music Echo" que eu comparava numa tabacaria no Rossio (que ainda existe).

obrigado pela informação!

Luís

josé disse...

Em 1975, em Setembro, andei à procura da revista Rolling Stone, por Lisboa inteira: Rossio, Bertrand, Restauradores. Nada de nada.
Como andava completamente obcecado em comprar o primeiro número depois de ler bastas referências noutras revistas, fiquei frustrado.

Ainda assim, por um golpe de sorte, encontrei a capa e contra-capa de um dos números-o de 11 de Setembro de 1975- num depósito de lixo ao ar livre, no parque de campismo, improvisado nas traseiras do estádio Universitário, para acolher os retornados.
Esse exemplar, da capa da revista, ainda o guardo emoldurado e um dia destes ainda o compro na ebay.

Tenho por aqui um exemplar da Disc and music echo e ainda do Disco, música e moda, particularmente o número 18, o primeiro a cores e com a direcção de A. de Carvalho e tendo como adjunto...Ruben de Carvalho.

Seriam familiares? Ahahah. Tinha piada.

ié-ié disse...

Há coisas do arco da velha. Acabei de receber a minha colecção de "Disco, Música & Moda" que estava "arquivada" no Norte. Só tenho do nº 1 ao nº 17. Não tenho, por isso, o 18 com o Ruben. Eu conheci um jornalista A. de Carvalho - Adriano de Carvalho - infelizmente já falecido, mas não creio que seja o mesmo.
Vou vasculhar agora estes jornais para ver se têm alguma coisa de interessante.


Luís

josé disse...

Sobre portugueses, o número tem artigos sobre os Albatroz ( Jean Sarbib, Rui Pipas, Pedro Taveira, André Sarbib); os Beatnicks ( João Ribeiro, Mario Ceia, Júlio Gomes e...Jorge Palma); uma entrevista a Jorge Barreto, outra a Paulo de Carvalho; I festival de Jazz de Cascais ( duas páginas).

Só tenho o 18, o 16, o 15 e... o nº 6, com os Beatles a solo e que foi o primeiro jornal de música que comprei, em Abril de 70. O primeiro Mundo da Canção só veio em Maio com o nº 6.

Se precisar de cópia dos artigos, é só dizer: fotografo e mando.

josé disse...

A lista que indiquei, é do nº 18, todo dedicado a Johnny Cash

ié-ié disse...

Estou interessado nas entrevistas de Jorge Barreto e Paulo de Carvalho.

Muito obrigado!

Luís

Anónimo disse...

http://queimador-recortesretalhos.blogspot.pt/2012/10/jornal-blitz-n5-busca-no-sotaopeter.html

ié-ié disse...

Fantástico! Obrigado! Vou actualizar o post!

LT