sábado, 28 de janeiro de 2012

TONY JACKSON GROUP


ESTÚDIO - EEP 50013 - edição portuguesa (1967)

Just Like Me (Hart/Dey) - Understanding (Steve Marriott/Ronnie Lane) - Shake (Sam Cooke) - He Was A Friend Of Mine (tradicional)

Este é, provavelmente, o mais raro e, consequentemente, o mais caro EP jamais editado em Portugal.

Peter Doggett, da revista especializada "Record Collector", diz mesmo que é um dos mais raros discos dos anos 60.

Trata-se do Tony Jackson Group, banda inglesa formada por Tony Jackson (ex-vocalista dos Searchers), Dennis Thompson (baixo), Paul Francis (bateria) e Ian Buisel (viola-solo), filho de pais português.

E esta é a razão por que Tony Jackson Group tem no seu curriculum esta raridade discográfica gravada em Portugal no Verão de 1967.

Tony Jackson foi um membro proeminente dos Searchers e a sua saída da banda, no Verão de 1964, foi um escândalo.

Até então os Searchers tinham editado com bastante sucesso "Sweets For My Sweet" e "Sugar And Spice" (1963) e "Needles And Pins" e "Don't Throw Your Love Away" (1964).

Musicalmente, tínhamos petrificado, esgotado toda a nossa capacidade de evolução, explicaria Tony Jackson a sua saída à revista portuguesa Século Ilustrado em Fevereiro de 1967.

Com Ian Buisel, Paul Francis e Dennis Thompson forma o Tony Jackson and the Vibrations, depois só Tony Jackson Group, que se estreia em disco em Setembro de 1964 com "Bye Bye Baby", um original gravado por Mary Wells.

Em finais de 1966 e princípios de 1967, o Tony Jackson Group andava numa van pela Europa e por uma razão veio parar a Portugal. Porquê?

Nem mais nem menos porque Ian Buisel era filho de pai português, Hugo Buisel, que foi locutor da BBC, meio-irmão da actriz portuguesa Júlia Buisel e primo de Bertha-Rosa Limpo, ex-cantora lírica e autora do célebre Pantagruel, e, obviamente, do seu filho, o cineasta Jorge Brum do Canto.

Tinha ainda um outro irmão, Iago, professor de Inglês no Instituto Britânico de Cascais.

Ian era conhecido como "Rocker", cresceu com Jeff Beck e tocou no Hot Rod Gang.

Por isso, assim que se me apresentou o ensejo, tratei de os vir abraçar a ambos, disse Ian a esse Século Ilustrado.

A banda ficou uns tempos por cá (até no Inverno se pode ir à praia), actuou na RTP, partilhou o palco de Sylvie Vartan no Teatro Monumental, em Lisboa, e ainda foi tocar a uma boîte, não identificada pelo SI.

A reportagem, não assinada, do SI, termina assim:

São quatro moços joviais que, muito à moderna inglesa, desdenham a ponderação de fachada, o ar severo, a gravidade: usam melenas sobre as orelhas e os olhos, comportam-se com descontracção e à vontade, mas tocam porque têm talento e lhes dá prazer tocar e vão ganhando honradamente a sua vida e tecendo planos para o futuro que querem que lhes pertença tanto como lhes pertence o presente.

São quatro moços que já têm calculada a data em que terminará a sua aventura pop: a data em que, como os Beatles, a quem consideram os reis, os maiores de todos os intérpretes da actual música popular deste mundo, dirão adeus uns aos outros e tratarão de seguir os seus próprios caminhos. Porque o pop é, também, uma música de jovens.


Ninguém, com as têmporas grisalhas, poderá berrar yé-yé ao som estridente das guitarras eléctricas.

Este EP foi vendido no eBay no dia 03 de Setembro de 2009 por 1.358 dólares (952 euros).

Um outro exemplar voltou a ser vendido no eBay no dia 31 de Janeiro por 697,50 libras (838 euros).

Ian Buisel que, mais tarde, tomou o nome de Ian Leighton, morreu em 1988 e Tony Jackson em 2003.

Peter McCormack defende na net que a gravação do EP em Portugal se deve ao facto de um irmão de Ian, Jimmy, andar, na altura, com a filha de um director de uma rádio portuguesa, mas não indica nomes.

Luís Pinheiro de Almeida

10 comentários:

Blogger disse...

Num site de genealogia pode-se verificar a família Buisel

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=647687

Hugo Limpo de Negrão Buisel
* Portimão + Londres

Pai: José Negrão Buisel * 27.10.1875
Mãe: Emília Rosa Limpo

Casamento I: Portimão
Maria Isabel Fogaça Xavier * 15.11.1914

Casamento II: Inglaterra
Pet Leighton

Filhos do Casamento I:
Maria Júlia Fogaça Buisel * 13.03.1939 N... Cabrita dos Santos

Filhos do Casamento II:
Ian Leighton Buisel
Mariana Leighton Buisel
Belinda Buisel
Tiago Leighton Buisel

Filhos do Casamento III:
Peter Norris Buisel

glb disse...

O disco está (outra vez?) à venda por um preço proibitivo.

na contracapa do Ep faz referencia a IB ser filho de pais portugueses

http://i2.ebayimg.com/06/i/000/ef/b1/9964_1.JPG

Blogger disse...

Ver

http://www.rickresource.com/searchers/vibrations.html

A most significant event occurred for The Tony Jackson Group in Portugal. Ian Leighton's brother Jimmy was dating the daughter of the owner of a radio station, and it was the groups' good fortune to have an EP recorded. This EP is rare and a is a highly sought after recording from the late 1960s. Ian Leighton sangs lead on "Shake." This record of covers also included "He Was A Friend Of Mine" popularized by The Byrds, Paul Revere and the Raiders' hit "Just Like Me" and The Small Faces' "Understanding."

Anónimo disse...

Vi o disco no E-bay (ou site similar) e refere na contracapa que Buisel foi considerado o melhor guitarrada de um determinado ano

Anónimo disse...

o melhor guitarrista de um determinado ano :)

filhote disse...

A Pedra de Roseta!

A mera visão desta preciosidade pode provocar os instintos mais primários de um Vinyl Junkie.

E, por falar em Vinyl Junkie, lendo o fabuloso livro de Brett Milano, "Vinyl Junkies", podemos constatar como o coleccionador "Mono Man" acabou por desembolsar 4.000 dólares por esta jóia da coroa...

... "Mono Man" enviou, por correio, 2.000 dólares - preço cobrado na ocasião por uns tais "belgas" -, porém, o envelope/dinheiro "perdeu-se"...

... depois de uma aturada investigação, "Mono Man" descobriu então que os "belgas" não tinham mesmo recebido o capital...

... outros tempos, talvez... os correios não se responsabilizaram, etc, etc, etc, e "Mono Man" viu-se na obrigação de enviar uma nova remessa de 2.000 dólares...

... o que não se faz para cumprir o sonho de uma vida!!!

Fernando Correia de Oliveira disse...

bela história, belo post
passarei a olhar com outros olhos para as capas do vinil pelas minhas andanças por velharias, pode ser que um dia...

ié-ié disse...

Olha que sou teu amigo, FO!

LT

Und disse...

http://www.fmsoares.pt/aeb_online/visualizador.php?bd=IMPRENSA&nome_da_pasta=06574.112.21006&numero_da_pagina=7

Helford disse...

Fiquei surpreendido com a informação de que o guitarrista Ian Buisel já havia falecido em 1988. Julgava que tinha sido o Tony Jackson a falecer primeiro. Eu sei perfeitamente a vida tramada que ele (Tony Jackson) acabou por ter e o seu final em condições quase miseráveis. Ian Buisel devia ser mais jovem do que o Tony Jackson. Qual a razão para este guitarrista ter falecido prematuramente? A verdade é que, depois dos anos 60, não há mais notícias acerca deste músico luso-descendente.