quarta-feira, 31 de outubro de 2007

APRENDER ATÉ MORRER


COLUMBIA - SLEM 2066 - 1960

Adão e Eva (Adam and Eve) - Serás Tu Para Mim? (Let It Be Me) - Sonhos (Dreamin') - O Fantoche do Amor (Cathy's Clown)

Algumas primeiras edições discográficas portuguesas foram manufacturadas à brasileira, ou seja, com uma capa sandwich, ou seja ainda, com as partes da respectiva capa envoltas em plástico.

Nunca tinha visto isso, até receber hoje este EP dos Conchas (Columbia SLEM 2066), até porque eu já tinha um destes e é perfeitamente normal.

O primeiro disco yé-yé português - Daniel Bacelar e Conchas - já era sandwich.

9 comentários:

Rato disse...

Era sim senhor, aliás, sempre o conhecei assim. Não sabia era que se chamava "sandwich".
A propósito, o Daniel chegou hoje de manhã do Brasil. Como o gajo não me respondia aos emails decidi telefonar-lhe para casa e apanhei-o ainda com as malas na mão.

Fantomas disse...

Os meus Ep`s tambem estão plastificados, e tenho outros da mesma altura. Mas só vi isso na etiqueta Columbia

ié-ié disse...

Agradeço estas achegas muito importantes. Em todo o caso, o assunto necessita mesmo de investigação mais cuidada. Passo a explicar: tenho este EP - normal - dos Conchas com o mesmo número de catálogo que foi comprado pelo meu irmão velho no dia 04 de Fevereiro de 1961. Presumo que tenha sido dos primeiros. Ou não? Agora tenho este "sandwich". Qual terá sido o primeiro? E porquê estas duas opções? Pena que os nossos amigos já cá não estejam para nos explicar.

Tks, anyway, e fico á espera de mais contribuições.

Luís

Fantomas disse...

O 1º EP do Daniel Bacelar (1961) tambem tenho plastificado, o "Greenfields" dos Conchas tambem..., realmente é estranho...

bissaide disse...

Eu tenho também vários plastificados dessa altura, mas realmente apenas da Valentim de Carvalho. Quanto aos Conchas, o José Manuel ainda por cá anda! ;-)

ié-ié disse...

Também descobri que o meu "Greenfields" é igualmente "sandwich". Impõe-se mesmo uma conversa. Alguém tem o contacto do José Manuel?

Então os "Caloiros da Canção" (Conchas/Bacelar) não são de 1960?

Luís

bissaide disse...

O "Caloiros da Canção" é de 1960, sim. Conto arranjar em breve o contacto do José Manuel Concha, digo algo mal o tenha. Se alguém o tiver antes...

Fantomas disse...

É facil arranjar o contacto do sr. José Manuel Concha. Ele farta-se de dar espectáculos. Agora move-se por terrenos do Pimba mesmo foleiro, o que é pena...

Fantomas disse...

Existe um Ep dos LOS DELTAS na Valentim de Carvalho que tambem está plastificado.